Incêndio de Monchique reativado com frente a dirigir-se para a zona de Casais

O incêndio de Monchique voltou hoje, ao princípio da noite, pelas 19h57, a reativar-se, havendo já uma frente a lavrar […]

Incêndio em Monchique_ni
Incêndio na Serra de Monchique – foto de arquivo de Nelson Inácio

O incêndio de Monchique voltou hoje, ao princípio da noite, pelas 19h57, a reativar-se, havendo já uma frente a lavrar numa área de povoamento florestal e a dirigir-se para a zona de Casais.

Fonte do Centro de Coordenação Operacional Distrital (CDOS) de Faro disse ao Sul Informação que, por enquanto, ainda não há a certeza «se se trata de uma reativação do fogo ou de uma nova situação».

O que é certo é que este fogo está «a propagar-se com grande intensidade, devido ao vento forte» que se faz sentir na zona, na encosta Sul da Serra de Monchique.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão no local a combater as chamas 179 operacionais, de vários corpos de bombeiros de todo o Algarve, apoiados por 57 meios terrestres.

Ao que apurou o Sul Informação, o incêndio está a progredir muito rapidamente numa zona onde há muitas casas dispersas, o que está a dificultar o trabalho dos bombeiros.

Ainda esta manhã tinha havido, na Fóia, uma reunião do CDOS, em que se fez o ponto da situação do incêndio que começou no sábado. Na ocasião, Vaz Pinto, comandante operacional distrital, tinha expressado a intenção de dar o incêndio como extinto pelas 20h00 de hoje, com a desmobilização total dos meios. Mas, poucos minutos antes dessa hora, deu-se o reacendimento.

 

 

Em atualização

Comentários

pub