Barco de pesca encalha «por razões desconhecidas» na Praia do Tonel em Sagres (com fotos)

A embarcação de pesca «Avô Rita» encalhou esta noite, «por razões ainda desconhecidas», na Praia do Tonel, em Sagres. Os […]

barco encalhado no tonel
Barco encalhado no areal da praia do Tonel, em Sagres – foto de Vanda Rita Oliveira

A embarcação de pesca «Avô Rita» encalhou esta noite, «por razões ainda desconhecidas», na Praia do Tonel, em Sagres.

Os seis tripulantes «saíram todos ilesos», não sendo visíveis no barco «danos estruturais», disse ao Sul Informação, o comandante Carvalho Pinto, Capitão do Porto de Lagos.

A embarcação de pesca, matriculada em Peniche, mas a operar a partir de Sagres, estava «a navegar quando encalhou na areia», acrescentou a mesma fonte.

O alerta foi recebido no piquete da Polícia Marítima ontem à noite, pelas 23h15, através do MRCC Lisboa, dando conta de uma situação de encalhe de uma embarcação de pesca, sem capacidade de governo.

De imediato, foram enviados para o local dois agentes da Polícia Marítima por terra, a embarcação “SR-33” da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres por mar e os militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional durante a época balnear, integrados no projeto “Sea Watch” do ISN.

Face às condições do mar e ao posicionamento da embarcação na zona de rebentação, não foi possível efetuar o resgate dos tripulantes através da embarcação salva-vidas, tendo sido decidido fazer a operação por terra. Esta ação contou com a colaboração de dois mariscadores de Sagres, que se encontravam no local.

O resgate foi concluído com sucesso pelas 00h40, encontrando-se todos os tripulantes ilesos, apenas com sinais de hipotermia, mas sem necessidade de cuidados médicos. No local, foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.

A Autoridade Marítima Nacional destaca o facto de «todos os pescadores se encontrarem com o colete de salvação envergado».

 

avo rita encalhe_alterada

Para já, o «Avô Rita», como se pode ver na fotografia, está encalhado na areia, a meio da praia, ligeiramente adornado e com parte das redes de fora.

O objetivo da Capitania é agora retirar o barco de pesca o mais rapidamente possível da praia, pondo-o a navegar de novo. «Estamos a criar condições de segurança para rebocar a embarcação para fora, estando já na praia uma empresa de salvamento marítimo, para fazer esse trabalho», explicou o comandante Carvalho Pinto ao nosso jornal.

Para rebocar o barco sem danos para o mar, terá de esperar-se por uma maré cheia favorável, mas não se sabe se isso será possível ainda esta sexta-feira. «É uma incógnita se será feito hoje ou não», admitiu o Capitão do Porto.

Entretanto, a Praia do Tonel mantem-se aberta aos banhistas, tendo apenas uma pequena parte condicionada, devido à presença do barco encalhado na areia. Mas isso até está a ser motivo de interesse por parte dos banhistas, prevendo-se que hoje haja uma romaria à praia, para ver o insólito acontecimento.

Em Abril passado, uma outra embarcação de pesca, a «Avô Melro», encalhou nas rochas da Arrifana, no litoral de Aljezur, já na costa ocidental, mas com condições de mar «muito adversas». Na ocasião, os seus tripulantes do pesqueiro só foram retirados com a ajuda do helicóptero de salvamento da Força Aérea Portuguesa.

 

Fotos: Vanda Rita Oliveira e Autoridade Marítima Nacional

 

 

Comentários

pub