Atrium da Baixa de Faro dá lugar a «hotel de quatro estrelas superior»

O antigo centro comercial Atrium Faro vai dar lugar a um «hotel de quatro estrelas superior», apurou o Sul Informação […]

Atrium Faro 2016_1O antigo centro comercial Atrium Faro vai dar lugar a um «hotel de quatro estrelas superior», apurou o Sul Informação junto do presidente da Câmara Municipal de Faro.

O edifício situado na Baixa comercial da capital algarvia, em plena Rua de Santo António, foi comprado há menos de um mês por um investidor que já apresentou um projeto de arquitetura à autarquia, para o qual até «tem parecer positivo da Direção Regional de Cultura», revelou Rogério Bacalhau.

O pedido de parecer prévio ainda está a ser avaliado pelos serviços camarários de Faro, mas o presidente da edilidade não antevê que haja impedimentos para o avanço deste investimento. «Para nós, em termos de índices de construção, está tudo em consonância. Acredito que, muito em breve, poderão começar as obras», disse.

Para já, ainda pouco se sabe sobre o novo empreendimento, exceto a sua tipologia e, claro, a localização. Rogério Bacalhau apenas garante que todo o edifício do Atrium será aproveitado para a unidade hoteleira, ou seja, deixará de ter uma componente de centro comercial, como tinha até agora.

O presidente da Câmara de Faro não revelou a identidade das pessoas que estão a fazer esta aposta, que pediram para se manter, para já, no anonimato, mas, ao que o Sul Informação apurou, este é um projeto que está a ser encabeçado por empresários algarvios ligados ao setor da hotelaria e restauração.

Também o valor do investimento na obra em si está por apurar. Já o valor pago pela propriedade que acolherá o novo hotel terá sido de, pelo menos, 2,3 milhões de euros, o preço pedido pelo Banco Millenium BCP, detentor dos direitos de propriedade do Atrium, na sequência da falência do projeto, em 2009.

O novo dono do espaço foi o que apresentou a proposta mais vantajosa à instituição de crédito num leilão que, sabe o Sul Informação, teve outros licitadores que apresentaram propostas pouco superiores a 2 milhões de euros.

Desde o encerramento do Centro Comercial, o Atrium ainda abriu em duas ocasiões, na altura do Natal de 2014 e 2015, para acolher o projeto Centro Criativo da Baixa de Faro, dinamizado pela empresa municipal Ambifaro, em parceria com diversas entidades do concelho. O conceito passou pela instalação de lojas pop-up e pela promoção de iniciativas de animação.

Fora estes fogachos de animação, o espaço tem estado com as portas fechadas ou entaipadas e as paredes exteriores estão pintadas com grafitti.

O Atrium ergue-se no local onde, durante décadas, houve o Cinema de Santo António, com entrada principal pela rua com o mesmo nome.

 

Fotos do estado atual da propriedade:

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub