6 de Setembro foi o dia mais quente do ano

6 de Setembro foi o dia mais quente do ano, com uma temperatura média de 29.2 °C, valor superior aos […]

clima-1a6-0916-fig26 de Setembro foi o dia mais quente do ano, com uma temperatura média de 29.2 °C, valor superior aos registados nos dias 8 e 7 de agosto, com 28.7 e 28.6 °C, respetivamente, acaba de revelar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nesse mesmo dia, os valores médios da temperatura máxima, 38.6 °C, e mínima, 19.8 °C, foram também os mais altos deste ano.

O IPMA acrescenta que, nos dias 5 e 6 de Setembro, foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de Setembro em 73% das estações (num total de 82 estações): 17% no dia 5 e 56% no dia 6.

Em 24% das estações, foram ultrapassados no dia 6 os maiores valores de temperatura máxima registados no dia 5.

Mas também a temperatura mínima esteve muito alta, destaca ainda o IPMA, tendo ultrapassado os maiores valores anteriormente observados nas estações de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Évora, Beja e Vila Real de Santo António.

O IPMA salienta a ocorrência de uma onda de calor, com início no final de Agosto ou 1 de Setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo.

Segundo aquele Instituto, «a localização de um anticiclone sobre a Península Ibérica e Norte de África, estendendo-se na vertical aos vários níveis da troposfera e orientado no sentido Sul-Norte, originou o transporte de ar muito quente do interior da Península Ibérica e Norte de África, o reforço do aquecimento do ar devido à forte subsidência (descida) do ar e vento fraco».

Esta situação meteorológica «originou a intensificação do aquecimento do ar junto ao solo, verificando-se valores da temperatura do ar extremamente elevados, em especial na região sudoeste da Península Ibérica».

clima-1a6-0916-fig3
Evolução diária da média da temperatura do ar em Portugal continental, observada de 1 de Agosto a 6 de Setembro de 2016 (Tmax, Tmédia e Tmin designam, respetivamente, temperatura máxima, média e mínima)

Comentários

pub