Residência criativa de designers e artesãos de Loulé cruza inovação com tradição

A residência criativa «Designers de Loulé» vai cruzar a inovação de três designers naturais do concelho com as tradições de […]

Artesão_MadeiraA residência criativa «Designers de Loulé» vai cruzar a inovação de três designers naturais do concelho com as tradições de nove artesãos locais, entre 10 e 24 de Setembro, no edifício do Atlético, em Loulé, e nas oficinas dos artesãos.

Esta iniciativa surge no âmbito do programa Loulé Criativo e segue a mesma linha da residência «Makers Meal – Mesa Ajudada», que decorreu em Outubro de 2015 nesta cidade.

Alguns dos artesãos que vão casar a sua mestria com a criatividade dos designers Henrique Ralheta, Hugo Silva e Vanessa Domingos ajudaram a criar as surpreendentes peças que resultaram do Mesa Ajudada (ver lista completa dos artesãos participantes abaixo).

Nesta nova residência, e segundo a Câmara de Loulé, «a terra e as suas tradições serão o laboratório para a criação, reflexão e partilha que se irá proporcionar em estreito envolvimento com a comunidade local».

O objetivo final desta iniciativa é criar nove produtos que «valorizem e dinamizem a produção artesanal do concelho, projetando-a para um novo patamar, onde haja uma maior oportunidade para a sua continuidade», acrescenta a autarquia.

Para tal, esta iniciativa contará com artesãos das artes do metal, empreita, cestaria, cabedal, madeira, lã ou da olaria, além dos três designers, que apesar de louletanos, trabalham noutros locais do país e do mundo.

Logo Loulé CriativoA residência vai ser inaugurada no dia 10 de Setembro com a conferência «Sobre o futuro das tradições artesanais», que junta investigadores, designers e instituições responsáveis, para «abordar estratégias de integração das tradições artesanais nos eixos da relevância cultural e económica da sociedade contemporânea». Tem como convidados Fernando Poeiras (Investigador e docente da ESAD), Dália Paulo (Comissária do Programa de Apoio às Artes do Algarve) e Álbio Nascimento (Designer).

Ainda no âmbito desta residência, entre 12 e 16 de Setembro haverá diariamente, ao final da tarde, aulas a pé e tertúlias, abertas ao público, sobre diferentes aspetos do património local: «Loulé Medieval», «Loulé moderno», «Os ofícios nas lojas históricas», «Comeres da terra» e «Transformar a terra».

Estas conversas serão animadas por investigadores, conhecedores e apaixonados pela cultura local e pretendem trazer conhecimento e inspiração para a residência.

No dia 22 de Setembro, o Projeto TASA, que apoia esta residência, apresenta 12 novos produtos que aliam as artes tradicionais do Algarve e o design, elaborados nos concelhos de Alcoutim, Silves e Loulé. A esta apresentação juntar-se-á uma conversa com as instituições, os artesãos e designers envolvidos.

No dia 24, um sábado, a Cerca do Convento, em Loulé, será palco de uma mostra de empreita. Segundo a autarquia, este espaço vai-se transformar «numa grande roda de empreita, juntando as empreiteiras do concelho de Loulé aos curiosos que queiram experimentar as várias técnicas de trabalhar a palmeira-anã, um ícone da tradição artesanal deste território».

Ainda no dia 24, ao final da tarde, será feita a apresentação preliminar das experiências de criação realizadas no decorrer das duas primeiras semanas de residência. Os produtos finais estarão em exposição a partir de Dezembro

Promovida pela Câmara Municipal de Loulé e com curadoria de Henrique Ralheta, esta residência criativa conta com o apoio à organização da empresa Proactivetur/Projecto TASA.

Todas as atividades são gratuitas. As inscrições nas aulas a pé e tertúlias podem ser feitas aqui. Já o programa completo desta residência pode ser consultado aqui.

 

Participantes nesta residência criativa:

– Analide Carmo e Francisco Dias (caldeireiros)
– Cremilde Sousa (artesã da empreita)
– Fábrica da Amêndoa (doçaria regional)
– Fernando Henriques (artesão da madeira)
– Fernando Zuninga (artesão do cabedal)
– Henrique Ralheta (designer)
– Hugo Silva (designer)
– José Amendoeira (cesteiro)
– Manoli Ortiz de La Torre (artesã da lã)
– Marco Cristovam (ferreiro)
– Odete Rocha (artesã da empreita)
– Pedro Piedade (oleiro)
– Vanessa Domingos (designer)

 

Comentários

pub