Querença acolhe o seu primeiro Festival Literário

Pela primeira vez, a aldeia de Querença acolhe um festival literário. A iniciativa é da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com […]

QuerençaPela primeira vez, a aldeia de Querença acolhe um festival literário. A iniciativa é da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com o apoio da Câmara de Loulé e de outras entidades, e decorre entre 5 e 7 de Agosto.

O I Festival Literário de Querença terá lugar em vários sítios da aldeia, e contará com a presença de escritores nacionais e internacionais.

Além da literatura, haverá lugar à música, à gastronomia e à arte. Este será também um Encontro Ibérico de Poesia, que conta com a presença de mais de duas dezenas de poetas portugueses e espanhóis.

Estes «tomarão a palavra em diferentes espaços públicos da aldeia de Querença, conduzindo conversas em torno de questões centrais para a Literatura Portuguesa Contemporânea. A expetativa da organização é a de que outros criadores se juntem a esta festa estival das letras, criando um diálogo contínuo durante os três dias em que decorrerá o Festival», anuncia a Câmara de Loulé.

O primeiro dia do festival é dedicado aos poetas andaluzes. Já o segundo homenageia Casimiro de Brito, poeta de origem algarvia e com raízes em Querença. Por fim, o último dia é dedicado aos poetas algarvios no geral – ou de origem ou de coração.

Segundo a Câmara de Loulé, o objetivo principal do I Festival Literário de Querença é «celebrar a Palavra em todas as suas formas – dita, lembrada, escrita, cantada, subvertida, dançada, repetida, encenada, discutida… e os seus protagonistas. Palavra puxa palavra e a aldeia de Querença será raiz e sombra para um diálogo contínuo animado por todas as vozes que aqui se reunirão».

 

 

 

Comentários

pub