Quarteira leva uma semana a dar a provar o polvo de mil e uma maneiras

Desde as propostas mais tradicionais – arroz de polvo ou polvo à lagareiro ou em cataplana – até às mais […]

semana do polvoDesde as propostas mais tradicionais – arroz de polvo ou polvo à lagareiro ou em cataplana – até às mais inovadoras – polvo com espuma de manjericão e palete de batata com raspas de laranja ou o polvo braseado com chimichurri sauce com grelos saltados e batatinha nova na prata e ervas finas -, a Semana do Polvo de Quarteira, que arranca no dia 10 de Setembro, tem muitas iniciativas e sugestões para todos os gostos.

Mostras gastronómicas em vários restaurantes da freguesia, workshops de sushi e cozinha mediterrânica, um concurso de receitas, showcooking, atividades sensoriais para crianças, exposição de esculturas e a realização de um seminário dedicado ao polvo tradicional compõem o cardápio da Semana do Polvo 2016.

O prato principal será servido por 28 restaurantes da freguesia de Quarteira (clique aqui para consultar a lista), que vão confecionar as mais diversas receitas à base de polvo.

A realização de dois workshops dedicados ao sushi e cozinha mediterrânica, à base de polvo, fazem igualmente parte da iniciativa. Decorrem nos dias 10 e 11 de Setembro, respetivamente, e necessitam de inscrição prévia.

Para os residentes no concelho de Loulé, estão abertas as inscrições para o concurso de receitas de Polvo Tradicional. A organização fornece os ingredientes necessários à confeção da receita e o vencedor terá um prémio de 150 euros.

As inscrições, gratuitas para o concurso de receitas e com um custo de 25 euros para os workshops, decorrem até 8 de Setembro, na Junta de Freguesia de Quarteira, nas instalações da Armalgarve Polvo (Rua D. João V, Centro Comercial Miravila, Loja 4, 8125-207 Quarteira) ou pelos emails [email protected]  ou [email protected].

“O polvo não é um bicho mau” dá o mote à exposição que será inaugurada no dia 10 e estará patente durante toda a semana na rua Vasco da Gama, em Quarteira. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas crianças das IPSS de Quarteira.

Ainda dedicado às crianças, irá ter lugar no dia 14 uma sessão de atividades sensoriais desenvolvidas pela Docapesca.

Logo no dia seguinte, o centro autárquico de Quarteira irá acolher a realização de um seminário, onde serão divulgados publicamente os Estudos de Mercado realizados no âmbito do projeto “Polvo Tradicional”, decorrido até final de 2015.

No último dia do certame, dia 17, irá ter lugar o showcooking «Com Polvo», promovido pela Docapesca, junto ao Mercado de Quarteira. A iniciativa é aberta ao público.

A Semana do Polvo é uma organização da Associação Armalgarve Polvo e da Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura – AEQV, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

São ainda parceiros desta iniciativa o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Docapesca – Portos e Lotas, Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, Pingo Doce e Delicifrutas.

Comentários

pub