Portimonense vence Penafiel por 3-2 e já lidera a Segunda Liga

O Portimonense venceu este domingo, em casa, o Penafiel, por 3-2, mantendo-se assim no comando da II Liga. A partida […]

Portimonense_2016 2017O Portimonense venceu este domingo, em casa, o Penafiel, por 3-2, mantendo-se assim no comando da II Liga.

A partida disputada no Estádio Municipal de Portimão foi muito emotiva, com muitos golos e reviravoltas e com uma primeira parte quase alucinante.

A equipa da casa abriu o marcador aos 26 minutos, com um golo de Pires, num contra ataque rapidíssimo muito bem desmarcado por Amilton, e depois, com a frieza, a rematar fora do alcance do guardião penafidelense Ivo.

Dois minutos depois, um balde de água fria para os algarvios. O árbitro marca grande penalidade contra o Portimonense por falta de Sarpong, que veria o amarelo, dentro da grande área. Pedro Ribeiro converteu, aos 29 minutos, fazendo o empate. Ricardo Ferreira, o guarda-redes de Portimão, ainda defendeu para o poste, mas a bola ressaltou nas suas costas e entrou na baliza alvinegra.

Quatro minutos depois, as 33′, o estádio voltou a saltar: Ivo Nicolau marcou para o Portimonense, na sequência de um livre marcado por Paulinho para a área do Penafiel.

Até ao final da primeira parte, o Portimonense continuou a pressionar. Na abertura da segunda metade, o Penafiel fez mudanças: saiu Romeu Ribeiro e entrou Fernando Andrade.

No reatamento, os algarvios voltaram cheios de vontade de segurar a vantagem e Ivo Nicolau, autor do segundo golo, viu um amarelo logo aos 46′.

Um minuto depois, foi a vez de o Penafiel restabelecer a igualdade: João Paulo marcou para o clube do Norte, na sequência de um livre marcado para a área a chegar mais alto e a colocar a bola de cabeça fora do alcance do guardião Ricardo Ferreira.

Seguiram-se minutos de grande pressão do Penafiel, salvos pelas boas intervenções do guarda redes do Portimonense: aos 49′, canto para o Penafiel com Ricardo Ferreira a afastar a soco, um minuto depois nova defesa de Ricardo Ferreira, a remate de André Fontes.

Mas aos 60′, os comandados de Vítor Oliveira voltaram a colocar-se em vantagem, com um golpe de cabeça de Amilton, a desviar para o fundo das redes um primeiro cabeceamento de Ivo Nicolau na direção da baliza, na sequência de um canto marcado por Ricardo Pessoa.

Seguiu-se uma fase muito dura, com várias substituições de ambas as equipas e muitos cartões amarelos, para André Fontes e Fernando, do Penafiel, e ainda para Zambujo, do Portimonense.

Enquanto se aproximava o final da partida, aos 87′ o árbitro marcou grande penalidade contra o Penafiel, por falta sobre Buba. A jogada seria ainda sancionada com mais dois cartões amarelos para outros tantos jogadores nortenhos: Pedro Ribeiro e João Paulo.

No entanto, chamado a marcar, Ricardo Pessoa falhou a grande penalidade, rematando denunciado para defesa de Ivo.

Numa segunda parte marcada por muita agressividade, aos 90 minutos, o portimonense Ivo Nicolau viu cartão vermelho e foi expulso, por alegada agressão a um adversário.

Com o resultado em 3-2, o Penafiel nunca baixou os braços, e, ao segundo minuto dos três de compensação, Wellington rematou à baliza do Portimonense, mas o remate saiu muito ao lado.

Resultado final: 3-2 a favor do Portimonense, que assim soma a sua segunda vitória consecutiva na II Liga e se mantém na 1ª posição, com os mesmos seis pontos do Santa Clara, mas com vantagem em número de golos. É uma boa prenda para o clube de Portimão, que hoje comemora o seu 102º aniversário.

 

Marcadores

Portimonense
60´ Amilton
33´ Ivo Nicolau
26´ Pires

Penafiel
47´ João Paulo
29´ Pedro Ribeiro ou Ricardo Ferreira (A.G.)

 

Disciplina

Portimonense
90´ C.Vermelho para Ivo Nicolau
81´ C.Amarelo para Zambujo
46´ C.Amarelo para Ivo Nicolau
28´ C.Amarelo para Sarpong

Penafiel
88´ C.Amarelo para João Paulo
88´ C.Amarelo para Pedro Ribeiro
86´ C.Amarelo para Fernando
79´ C.Amarelo para André Fontes

Comentários

pub