Portimão: Exposição “Regresso da Maré” leva ao Museu obras de Sylvain Bongard

O Museu de Portimão recebe a exposição “Regresso da Maré”, que é inaugurada dia 3 de Setembro, às 18h00, do […]

Obra Regresso da MaréO Museu de Portimão recebe a exposição “Regresso da Maré”, que é inaugurada dia 3 de Setembro, às 18h00, do artista suíço, mas radicado no Algarve há mais de 40 anos, Sylvain Bongard. A exposição vai ficar patente até dia 2 de Outubro, e é a segunda assinada pelo artista no Museu de Portimão.

A exposição pode ser visitada à terça-feira, entre as 14h30 e as 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

«O conjunto de peças, que será apresentado no dia 3 de Setembro, faz parte de uma coleção de esculturas moldadas à mão, em grés cerâmico, pintadas com uma mistura de vidrados naturais que representam um fragmento do mundo submerso real e mal conhecido, misturado com o mundo imaginário de Sylvain Bongard. São formas, por vezes fantasiosas, que estimulam o imaginário comum, a visão, o som e a sensação de se estar debaixo de água evocando os mistérios escondidos nas profundezas dos oceanos», diz a Câmara de Portimão.

«As peças, que pareciam retiradas do fundo do mar, apresentando-se cobertas de cracas, perceves, algas onde se podiam descobrir caranguejos, polvos, peixes e outros animais marinhos, viriam a ser submersas e fotografadas no leito do mar, sublinhando dessa forma a mensagem deste projeto», acrescenta.

Apaixonado pelo mar, o artista considera que «nunca é demais chamar a atenção do público para os encantos e segredos deste mar que a todos faz falta. Estas esculturas poderão fazer-nos sentir que uma simbiose entre a humanidade e o Mar é possível e que uma saudável sintonia entre homem e Oceano está ao nosso alcance dependendo dos nossos próximos passos».

Esta é a segunda exposição de Sylvain Bongard no Museu de Portimão, após ter exposto “Arte Submersa”, com 200 obras, que integrou o programa do terceiro aniversário do Museu de Portimão, em 2011.

A exposição “Regresso da Maré” inclui, ainda, uma instalação de sardinhas, «recolhidas do mar por valentes pescadores, com cestos feitos em grés cerâmico moldados à mão pela artista Tara Ezaguy Bongard», conclui a Câmara.

Comentários

pub