Odemira: Biblioteca José Saramago comemora aniversário com atividades para todos os gostos

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, vai comemorar 16 anos no mês de Setembro com várias atividades, especialmente para […]

Biblioteca de OdemiraA Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, vai comemorar 16 anos no mês de Setembro com várias atividades, especialmente para o público mais jovem.

O programa inicia-se no dia 2 de Setembro, a partir das 10h00, com a inauguração da Mostra Bibliográfica que assinala o Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira. A Mostra estará patente até ao dia 9 de Setembro e dará a conhecer a vida e obra do escritor.

À tarde a festa continua, a partir das 17h30, com a atividade “Bebés ao Colo”, um ateliê de dança para bebés, entre os 0 e 24 meses, dinamizada por Albina Petrolati. Esta atividade, segundo a Câmara de Odemira, «visa desenvolver a linguagem primária e despertar o bebé para a música e movimento com melodias, ritmos padrões e corpo».

Para as 21h00 está agendada a peça de teatro “Karingana Blues”, um espetáculo destinado às familias que, partindo de histórias tradicionais teatralizadas, conjuga poesia, teatro e música ao vivo.

A encerrar o primeiro dia de festa, as crianças, com idades entre os 7 e os 10 anos, são convidadas a dormir na biblioteca «para uma noite diferente rodeada de contos de encantar», revela a autarquia. Esta iniciativa carece de inscrição prévia na Biblioteca Municipal até ao dia 25 de Agosto.

Para o dia 5 de Setembro, a partir das 10h30, está agendada uma sessão de poesia infantil “Poemas para Bocas Pequenas”.

A tarde inicia com um ateliê de dança, orientado por Albina Petrolati, para crianças entre os 6 e os 9 anos, que, segundo a autarquia. «visa aliar a leitura à conceção de um pequeno espetáculo coreográfico».

Segue-se uma sessão de contos infantis, dinamizada pela contadora cantadeira Joaninha Duarte, da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo e, às 17h00, será apresentado o conto musicado “A Maior Flor do Mundo”, da autoria de José Saramago, o único livro infantil do escritor.

O dia de festa encerra com o cortar do bolo de aniversário, estando convidados todos os frequentadores da Biblioteca.

A Comemoração do 16.º Aniversário da Biblioteca insere-se no âmbito do evento “Setembro Cultural”.

 

Comentários

pub