Música desde o Japão até Paris e muita dança na nova temporada do Teatro das Figuras

O trio de luxo liderado pela japonesa Hiromi Uehara, as músicas de Edith Piaf cantadas pela fã algarvia Viviane, muita […]

Hiromi Uehara 01O trio de luxo liderado pela japonesa Hiromi Uehara, as músicas de Edith Piaf cantadas pela fã algarvia Viviane, muita dança contemporânea, mas também o clássico Lago dos Cisnes, e um concerto da brasileira Mallu Magalhães são os atrativos do programa do 1º trimestre da nova temporada do Teatro das Figuras, que começou este sábado com a gala de abertura do Folkfaro e inclui dois festivais, a acontecer já em Setembro: o «F» e o «Dance, Dance Dance».

O Festival F é uma produção do Teatro Municipal de Faro e insere-se na programação deste espaço cultural, mas é realizado fora de portas, na Vila-Adentro da capital algarvia. Nos dias 2 e 3 de Setembro, irão passar nos muitos palcos deste evento nomes como Ana Moura, GNR, Richie Campbell, DJ Ride e o brasileiro Criolo, entre muitos outros.

Uma semana depois, no dia 10 de Setembro, é dado o pontapé de saída para o «Dance, Dance, Dance», um festival que mostrará projetos emergentes de dança contemporânea, alguns da região. «Vamos ter duas estreias nacionais, das coreógrafas algarvias Carolina Cantinho (Offline, 10 Setembro) e Filipa Rodriguez (Embalagem Ponto Memória, 15 Setembro), e outros trabalhos de criadores nacionais, como o do Luís Marrafa e do António Cabrita (Abstand, 17 de Setembro), que são ambos bailarinos e coreógrafos», segundo o diretor delegado do Teatro das Figuras Joaquim Guerreiro.

«Também teremos o espetáculo Cascas d’ Ovo, de Lander Patrick e Jonas Lopes, uma coqueluche nacional na área da arte contemporânea (dia 22). Este espetáculo será precedido de um workshop, cujos participantes serão também protagonistas no espetáculo», acrescentou Joaquim Guerreiro, numa conversa que manteve com o Sul Informação e com a Rádio Universitária do Algarve Rua FM (102.7 FM), como convidado do programa Impressões.

 

Cascas d Ovo_Teatro Figuras
Cascas d’Ovo

 

O festival termina a 24 de Setembro, com a apresentação da peça «Marmoto», de Miguel Moreira, que conta com os irmãos André e Gonçalo Cabral como protagonistas.

Antes do final do próximo mês, o Teatro das Figuras promove uma oficina de trabalho de percussão, com o formador Rui Afonso, dirigida a jovens dos 11 aos 18 anos, que decorre de 26 a 30 de Setembro e contará com uma apresentação final, no dia 1 de Outubro, às 17h00.

Também em Outubro, no dia 14, vai estar na principal sala de espetáculos da capital algarvia a pianista Hiromi Uehara, acompanhada pelos experientes músicos Anthony Jackson (contrabaixo) e Simon Phillips (bateria). Um trio de luxo, tendo em conta que junta a precoce artista japonesa (começou a tocar e deu o primeiro recital de piano com 6 anos), um contrabaixista que alinhou com Paul Simon, com Steely Dan e com Chick Corea, e um baterista que tocou com os The Who, David Glimour e Judas Priest.

«Hiromi Uehara é uma pianista de jazz, mas que também roça outras áreas, como a música clássica, o rock progressivo e o jazz de fusão. Esta é uma produção nossa, numa parceria com o Teatro Circo de Braga que nos permitiu trazer a Portugal esta pianista e compositora com um talento brutal», descreveu Joaquim Guerreiro.

Em Novembro, no dia 5, Viviane canta Edith Piaf, num espetáculo em que a cantora algarvia homenageia a diva francesa, que nunca escondeu ser uma das suas principais referências musicais. Viviane vai protagonizar o terceiro e último concerto nesta sala de espetáculos, na qualidade de Artista Figuras 2016.

A 19 de Novembro, Mallu Magalhães apresenta-se a solo no Teatro das Figuras, onde já tinha passado em 2015, com a Banda do Mar, projeto que partilha com o também brasileiro Marcelo Carmelo e com o português Fred Ferreira (Orelha Negra). Esta será uma oportunidade de ver a artista ao vivo antes daquilo que era esperado, já que o plano de Mallu Magalhães era voltar aos palcos apenas em 2017, por ocasião do lançamento do seu 4º álbum, mas o regresso acabou por acontecer mais cedo.

 

Lago dos Cisnes
O Lago dos Cisnes

 

A programação do primeiro trimestre da nova temporada do Teatro das Figuras termina com a apresentação do bailado clássico «O Lago dos Cisnes», pelo  Russian Classical Ballet, a 22 de Novembro.

Esta é uma peça emblemática, considerada por muitos o mais espetacular dos bailados clássicos, com música de Pyotr Tchaikovsky, libreto de Vladimir Begichev e Vasily Geltzer  e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov. Nesta apresentação, os solistas Evgeniya Bespalova, Denis Karakashev, Oleg Saltcev e Oleg Shaibakov serão acompanhados em palco pelo corpo de baile da companhia russa.

A programação de Dezembro em diante não foi ainda anunciada, mas Joaquim Guerreiro levantou um pouco o véu sobre aquilo que o público poderá esperar. «Esta temporada temos muitos projetos virados para a comunidade, nomeadamente teatro de comunidade e a participação da população em vários projetos artísticos. A ideia é levar as pessoas ao teatro, a participar, a experimentar o palco e a conviver», revelou o diretor delegado do Teatro das Figuras.

Comentários

pub