Murais dão boas vindas à cidade de Lagoa

Murais criados pelo artista lagoense Stephen Jones

As duas entradas principais de Lagoa, na EN125 e no acesso a Silves e à Via do Infante, apresentam-se este Verão de forma muito colorida, graças aos murais criados pelo artista lagoense Stephen Jones, que foram uma encomenda da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Na entrada da EN125, no sentido Portimão/Lagoa, o mural retrata os edifícios e outras construções mais carismáticas da cidade – a Igreja Matriz, o Palácio Cor-de-Rosa, o Mercado Municipal, a Biblioteca, o Arquivo Municipal, o Convento de S. José, o monumento aos combatentes no jardim da igreja, ou a imagem de Nossa Senhora de Fátima -, intercaladas com imagens de paisagens da costa lagoense.

Na outra entrada da cidade, para quem vem da Via do Infante ou de Silves, o tema é a olaria, que em tempos já foi uma das principais atividades industriais do concelho, e se mantém hoje em dia, sobretudo na zona de Porches.

Estas intervenções de arte urbana, que se estenderam também a paragens de autocarro e à vizinha localidade de Carvoeiro, são promovidas pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Joaquim João, presidente da União de Freguesias, recorda que esta autarquia tem promovido «diferentes ações, desde a pintura dos murais de boas vindas na entrada das localidades, murais representativos da nossa identidade e história, murais de homenagem aos nossos antepassados e alguns até representativos do nosso território».

Aquela autarquia trouxe ainda para a Freguesia «um projeto moderno, que até então só existia na cidade do Porto e que consiste em recuperar e pintar as caixas da EDP danificadas, ferrugentas e cheia de autocolantes, tornando-as em peças de arte. Este projeto teve início na Praia do Carvoeiro, em Novembro de 2015, e em breve irá para a cidade de Lagoa», adiantou.

Comentários

pub