Iniciativa “Setembro Cultural” volta a Odemira com atividades para todos os gostos

A iniciativa “Setembro Cultural” terá teatro, espetáculos musicais, cinema ambulante ou exposições de pintura ao ar livre, e realiza-se no concelho […]

Odemira 5A iniciativa “Setembro Cultural” terá teatro, espetáculos musicais, cinema ambulante ou exposições de pintura ao ar livre, e realiza-se no concelho de Odemira durante todo o mês de Setembro.

Além destes eventos estão programadas atividades como animação de rua, a comemoração do Dia do Município, as jornadas do património ou o aniversário da Biblioteca Municipal.

«A iniciativa Setembro Cultural tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população, visando o reforço da sua memória e identidade coletiva, a formação de novos públicos e a dinamização dos territórios pelas artes», diz a Câmara de Odemira.

Para os dias 2 e 5 de Setembro está programada «a comemoração do 16.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago que irá proporcionar a toda a população uma programação diversificada com muitas surpresas».

Já nos dias 2 e 3, a vila de Odemira receberá o 1º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, organizado pela Banda Filarmónica de Odemira, com a apresentação dos grupos de Câmara e o concerto final.

«O dia 8 será de festa com a realização da V Sessão Solene do Dia do Município na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, bem como a homenagem à Padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal», acrescenta a Câmara de Odemira.

O Festival Sete Sóis Sete Luas também se realiza durante o mês de Setembro, a 9, 10 e 11, e terá espetáculos musicais e um Circo Aéreo Acrobático.

«Nos dias 17 e 18 de setembro artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira na iniciativa “Arte no Rio”», diz a Câmara.

Apesar de terminar a 14 de Outubro, o Festival de Teatro Amador de Odemira também integra esta iniciativa “Setembro Cultural” já que começa dia 23 de Setembro, contando com exibições de grupos do concelho.

De 6 a 30 de Setembro estará patente, no Centro de Valorização da Cultura Local em Odemira, a Exposição “Instrumentos de Corda Artesanais de Daniel Luz”.

Já as Jornadas do Património, com o tema “Comunidades e Culturas”, assinalam-se nos dias 23 e 24 de setembro, com iniciativas no Portinho do Canal em Vila Nova de Milfontes.

«Estas iniciativas a par dos espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, bem como a 2.ª fase do Ciclo de Cinema nas Aldeias 2016 que leva ao longo do mês de setembro diversas localidades do concelho de Odemira o filme “Um Santo Vizinho”, e da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas com trabalhos de Philippe Peseux, Sofia do Vale e Willem Hupje, patente a partir de 24 de setembro na Igreja da Misericórdia, completam o programa deste Setembro Cultural», conclui a Câmara de Odemira.

 

Comentários

pub