Ilha da Culatra acolhe simulacro de evacuação de emergência na sexta-feira

A Ilha da Culatra vai ser palco de um simulacro de evacuação de emergência que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) […]

Simulacro AMN ilhas barreira (Medium)A Ilha da Culatra vai ser palco de um simulacro de evacuação de emergência que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai promover esta sexta-feira, a partir das 15h30.

O exercício visa dar a conhecer ao público em geral este procedimento, tendo em conta o elevado número de evacuações efetuadas todos os anos dos núcleos habitacionais e zonas balneares das ilhas-barreira sob a jurisdição  da capitania do Porto de Olhão, nomeadamente Fuzeta-Mar, Armona, Culatra, Hangares e Farol.

Segundo a AMN, todos os anos são efetuadas, em média, «180 evacuações destes núcleos ,das quais 50 por cento ocorrem durante a época balnear». «Com o aumento do afluxo de banhistas, visitantes e turistas às ilhas, verifica-se ainda que este ano, em relação ao período homólogo do ano transato, as evacuações aumentaram mais 20 por cento», explicou.

O número de pessoas aumenta, mas os recursos não, o que obriga «a um ainda maior empenho dos elementos do ISN que guarnecem a Estação Salva-vidas (ESV), assim como de toda a estrutura que os apoia». Esta estação conta permanentemente com duas equipas: uma em prontidão de 30 minutos e outra com uma prontidão de 12 horas.

Durante as evacuações, a chegada ao local demora em média 40 minutos. «Mas pode demorar 1 hora, em função de fatores diversos, nomeadamente, o local da evacuação e as condições meteo-oceanográficas», salientou a AMN. As evacuações de doentes e feridos são articuladas com o INEM.

 

Número de operações de evacuação da capitania do Porto de Olhão:

– 183 evacuações entre Setembro de 2015 e 26 de Agosto de 2016

– 86 evacuações durante a época balnear de 2015

– 100 evacuações (até 26 de Agosto) na época balnear de 2016

– 151 evacuações entre 1 de Janeiro e 26 de Agosto de 2016.

 

Evacuações por núcleo:

Culatra – 117

Armona – 50

Farol – 21

Fuzeta Mar – 6

Hangares – 2

Comentários

pub