Francisco Duarte está na Indonésia para treinar e preparar próxima época de surf

O surfista algarvio Francisco Duarte está na Indonésia, quase a completar três semanas de treino intenso como forma de preparar […]

francisco duarte_surf_1O surfista algarvio Francisco Duarte está na Indonésia, quase a completar três semanas de treino intenso como forma de preparar a próxima época.

Em declarações ao Sul Informação, o atleta portimonense disse que, depois de ter estado «duas semanas em Sumbawa, mais precisamente na zona de Lakey Peak, agora decidi passar mais uma semana em Bali».

E porquê escolher a Indonésia para treinos? Francisco Duarte explica que «a Indonésia proporciona condições de classe mundial para a prática do surf, nomeadamente as melhores ondas do mundo nesta época do ano». Os mares deste país composto por milhares de ilhas também oferecem «diversidade em termos de ondas, em relação à distância entre elas».

Permite ainda «treinar durante muito tempo ao longo de um dia, semana, mês, pela condicionante da água ser quente, ao contrário do que acontece em Portugal! Estas duas condições, aliadas a muitas mais, fazem da Indonésia, um destino bastante procurado para a prática do surf».

 

francisco duarte_surf_2

O surfista algarvio salienta, por outro lado, que «o facto de ser um destino de referência aumenta a procura por parte de atletas da elite do surf mundial, o que proporciona uma experiência muito boa junto dos melhores do mundo».

E depois, há o facto de ser «um destino relativamente barato, em comparação com os demais pelo mundo fora».

Este ano, Francisco Duarte não competiu tanto como nos anteriores, já que o tempo «não foi só focado na competição, mas também muito na minha progressão e evolução enquanto atleta».

Mas, no início de Setembro, espera-o o regresso às competições em Portugal, onde espera poder já tirar partido do treino e da aprendizagem destas três semanas na Indonésia. «Em Setembro, vou competir à Figueira da Foz, na Taça de Portugal, e acabo o ano a competir em Cascais, no início de Outubro».

 

Comentários

pub