Festival do Perceve volta a Vila do Bispo para mais três dias de boa gastronomia

Perceves, lapas grelhadas, mexilhões, moreia frita, navalheiras, salada de polvo, papas de xerém, papas de mexilhão e choco frito são […]

Festival do Perceve_1Perceves, lapas grelhadas, mexilhões, moreia frita, navalheiras, salada de polvo, papas de xerém, papas de mexilhão e choco frito são algumas das variedades gastronómicas que vão fazer as delícias de todos quantos visitarem a quinta edição Festival do Perceve, a decorrer na Escola E.B.2,3 de S. Vicente, em Vila do Bispo, entre 2 e 4 de Setembro.

O evento conta ainda com muita animação musical. Assim para a sexta-feira (dia 2) está prevista a atuação do Quarteto de Fado ao Sul e do grupo Jô-Kina & Bakorinhos.

Já no sábado (dia 3) marcará presença o grupo Albuhera, enquanto no domingo (dia 4) está agendada a atuação de Mr.Carly, Shoo e Pajó e do DJ Dope Boy.

Este ano a organização do evento decidiu, tendo em conta o elevado número de visitantes nas edições anteriores, aumentar o espaço onde irá decorrer o certame. Assim a iniciativa irá realizar-se numa tenda e no pavilhão da Escola, onde existirão stands com artesanato, produtos típicos da terra, entre outros.

Para receber os convidados, as portas abrirão todos os dias pelas 14h00 e encerrarão pelas 02h00 da manhã.

Organizada pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal, esta iniciativa tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

Os perceves são abundantes na Costa Vicentina, mas muito difíceis de apanhar, devido aos locais de difícil acesso onde se encontram. Os marisqueiros descem as falésias para os apanhar, o que é perigoso tendo em conta a inclinação das rochas.

Às vezes, a sua vida depende do companheiro que fica em cima, junto à corda de segurança, para apanhar perceves nas rochas, expondo assim as suas vidas a perigos constantes.

É considerado como um dos mariscos mais seguros, em termos de qualidade e conservação.

Comentários

pub