Feira da Dieta Mediterrânica mostra sabores e saberes tradicionais no Mercado da Ribeira

Os sabores e saberes da Dieta Mediterrânica vão voltar a ter um espaço a si dedicado, na Feira da Dieta […]

Demonstrações gastronómicas Feira DM Tavira 2016Os sabores e saberes da Dieta Mediterrânica vão voltar a ter um espaço a si dedicado, na Feira da Dieta Mediterrânica que Tavira acolhe entre os dias 1 e 4 de Setembro.

No antigo Mercado da Ribeira, situado em pleno centro histórico da cidade, junto ao Rio Gilão, serão promovidas diversas demonstrações gastronómicas, entre show cooking e workshops, onde os visitantes poderão provar um conjunto variado de iguarias de Portugal e de outros locais do mediterrâneo, com um toque de inovação.

Para isso serão convidados chefes de cozinha e estudiosos da gastronomia típica portuguesa. Do programa também fazem parte oficinas de doçaria tradicional algarvia, onde será possível aprender a fazer doce fino e estrelas de figo (dias 2 e 3 de Setembro), entre muitas outras iniciativas.

Este «espaço de celebração da Cultura Mediterrânica através da sua alimentação saudável» será dinamizado pela In Loco, uma das 11 entidades que organizam a Feira, que em conjunto com diversas entidades montou um programa de atividades gastronómicas que, acredita a associação «irá atrair muitos visitantes interessados pelos sabores e saberes mediterrânicos».

As criações que serão dadas a provar na 4ª edição da feira assentarão em dois princípios: «o importante papel das leguminosas na Dieta Mediterrânica e a educação alimentar dos jovens, que ocupará quase todas as manhãs deste espaço», revelou a In Loco, entidade responsável a nível nacional pelo projeto ENPI «SlowMed» e pela dinamização da Rota da Dieta Mediterrânica.

O espaço «Mercado da Ribeira» será dinamizado pela In Loco em colaboração com a Escola do Turismo de Portugal (Faro e V.R.S. António). A iniciativa conta com parceiros como o IPMA, Docapesca, Direção Regional de Cultura do Algarve, SlowFood Algarve, APN, Natural.pt e tem o apoio das empresas Makro, Aromáticas frescas, Lima com pimenta, bem como das empresas integradas na Rota da Dieta Mediterrânica e dos voluntários da equipa SlowMed (Abílio Guerreiro, Margarida Vargues, Frederico Lopes, Pedro Beleza, Catarina Vasconcelos, Susana Rosa e Arlete Rodrigues).

Comentários

pub