Família carenciada de São Brás viu casa renovada por programa solidário da Câmara

Uma família com poucos recursos de São Brás de Alportel viu a sua casa ser recuperada e dotada de condições […]

Projeto Mão Amiga Antes e depois 2016Uma família com poucos recursos de São Brás de Alportel viu a sua casa ser recuperada e dotada de condições mais condignas no âmbito do projeto solidário Mão Amiga da Câmara são-brasense.

A intervenção começou no início do ano e permitiu concluir uma obra «que estava parada há duas décadas por escassez de recursos» de quem ali habita, uma família monoparental com dois filhos. Para isso, foram investidos 18.300 euros.

De caminho, foram instalados na casa sistemas de energias renováveis, que permitirão poupanças futuras, uma oferta do grupo de beneméritos «The Angels».

A obra que foi feita permitiu «realizar diversas intervenções imprescindíveis para trazer mais dignidade à sua habitação, numa mudança radical de um espaço degradante para um lar acolhedor: a criação de uma rede de água e de esgotos, instalação de eletricidade, aplicação de revestimentos interiores a nível de pavimento, instalação sanitária, paredes e tetos, bem como alguns trabalhos de carpintaria e serralharia», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

«São ações como esta que atribuem um sentido ainda mais forte ao trabalho que desenvolvemos todos os dias, ajudando quem mais precisa a ter mais dignidade e bem-estar no seu lar, que deve ser um espaço onde as pessoas se sintam seguras e confortáveis, porque as pessoas estão sempre no centro das nossas preocupações», considerou o presidente da Câmara Vítor Guerreiro.

O programa de apoio Mão Amiga obedece a uma regulamento municipal que define critérios e prioridades e assume duas modalidades: através de apoio material ou técnico, prestado pelos serviços municipais, ou através de apoio financeiro destinado à concretização de obras, que são acompanhadas por uma equipa de técnicos da autarquia. As situações são analisadas pelos Serviços Sociais e pela Divisão Técnica Municipal, «num valioso trabalho de parceria que tem permitido mudar a vida de muitas famílias».

Desde que o programa foi criado, em 2009, já foram apoiados 30 agregados familiares e atribuídos apoios para realização de obras num valor total superior a 150 mil euros.

Comentários

pub