Exposição em Odemira mostra trabalho do construtor de cordofones Daniel Luz

A exposição “Instrumentos de Cordas Artesanais”, que vai apresentar trabalhos do artesão Daniel Luz, vai estar patente ao público no […]

viola campaniça daniel luz (3)A exposição “Instrumentos de Cordas Artesanais”, que vai apresentar trabalhos do artesão Daniel Luz, vai estar patente ao público no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, entre 6 e 30 de Setembro. 

Nesta exposição os visitantes poderão apreciar diversos tipos de instrumentos de corda, como a viola campaniça, viola, guitarra portuguesa e bandolins.

A Câmara de Odemira conta que Daniel Luz natural de S. Teotónio «começou a construir instrumentos quando tinha 20 anos, atualmente com 77 anos o seu trabalho é reconhecido em Portugal e além fronteiras, pela perícia para fabricar estes instrumentos de corda, em nogueira, pau-santo e outras madeiras exóticas, com destaque para a viola campaniça, típica da região, mas também bandolins, guitarras portuguesas, entre outras muito apreciadas pelos músicos e com acabamentos de grande beleza».

A mostra insere-se no âmbito da iniciativa Setembro Cultural e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00 horas, no Centro de Valorização da Cultura Local situado no edifício das antigas instalações da GNR, na Praça José Maria Lopes Falcão. A inauguração está agendada para o dia 6 de Setembro, às 16h00.

Paralelamente à exposição, no dia 27 de Setembro, às 14h00, o artesão Daniel Luz irá transmitir os seus conhecimentos num workshop de construção de instrumentos de corda, no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira. A iniciativa é aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até ao dia 26 de Setembro através número 966 174 873.

 

 

Comentários

pub