Direção Regional de Cultura lança livro sobre história da alimentação algarvia

A Direção Regional de Cultura vai lançar o livro “Contributos para a história da alimentação algarvia”, da autoria de Luísa […]

Sobrecapa_frente- Livro FDMA Direção Regional de Cultura vai lançar o livro “Contributos para a história da alimentação algarvia”, da autoria de Luísa Martins, no dia 2 de Setembro, às 18h00, no Clube de Tavira. A apresentação será feita por Natércia Magalhães.

«O estudo da memória escrita nas atas de vereação do concelho de Loulé de 1384 a 1488 que Luísa Martins nos traz, revelou-se um património riquíssimo, que demonstra como esta necessidade básica fundamental para a nossa subsistência, determinou confrontos e decisões políticas», diz a Direção Regional de Cultura.

Com a consagração da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a alimentação ganhou uma atenção especial na região e no país.

«O passado do Algarve tem vindo a ser construído a partir da investigação da documentação histórica disponível e do seu estudo. Esta nova edição dá um novo contributo para a ampla difusão desse conhecimento», acrescenta a Direção Regional de Cultura.

O lançamento do livro está integrado na Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre de 1 a 4 de Setembro.

Para além da presença institucional na Feira e do lançamento deste livro, a Direção Regional de Cultura vai organizar durante o certame workshops diários de doce fino de Lagos, uma iguaria que se encontra em processo de inventariação e registo no inventário nacional do Património Cultural Imaterial.

Estes workshops são promovidos pela Associação de Artesãos do Barlavento.

 

Comentários

pub