Derrocada na praia Maria Luísa não causa feridos, desmentida derrocada em Benagil

Uma derrocada foi registada pelas 12h50 deste domingo, na praia Maria Luísa, em Albufeira, mas segundo o capitão do Porto […]

BenagilUma derrocada foi registada pelas 12h50 deste domingo, na praia Maria Luísa, em Albufeira, mas segundo o capitão do Porto de Portimão, «aparentemente» não há feridos.

Em Benagil (Lagoa), não houve qualquer derrocada, mas, ao que o Sul Informação apurou no local, apenas um problema com um barco de visita turística, que, devido à agitação marítima e à subida da maré, ficou preso no interior de uma gruta que só tem acesso por mar.

Os seis passageiros, de nacionalidade holandesa, e tripulante da pequena embarcação acabaram por ser retirados do local pelo salva-vidas de Ferragudo, segundo o Correio da Manhã.

Ficam assim desmentidas as notícias que davam conta de haver quatro soterrados na praia Maria Luísa e de uma segunda derrocada em Benagil.

Em declarações à TVI24, o comandante Rui Santos Pereira adiantou ainda que testemunhas que estavam no local à hora da ocorrência disseram que «não estava ninguém no local da derrocada». Essa informação já foi confirmada por Paulo Isabel, comandante da Autoridade Marítima Sul, por volta das 14h40, que garantiu à CMTV que não há vítimas desta derrocada.

Neste momento, está a ser feita uma limpeza dos detritos e será feita uma vistoria na arriba que sofreu a derrocada, situada numa das pontas da praia, por técnicos da Agência Portuguesa de Ambiente, para verificar «para verificar se há indício de [uma nova] derrocada».

O site da Proteção Civil dá conta a existência de 18 elementos das forças de proteção e socorro, apoiados por sete veículos, na praia Maria Luísa.

Em Benagil, onde se situa uma das maiores e mais bonitas grutas da costa algarvia, visitada todos os dias por dezenas de embarcações marítimo-turísticas, os barcos já não estão a sair da praia devido à agitação do mar, havendo mesmo um cartaz, em inglês, a avisar que, «hoje e nos próximos dias [há] más condições de mar para fazer visitas às grutas» (ver foto abaixo).

A 21 de agosto de 2009, um desmoronamento na praia Maria Luísa resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras duas, no que constituiu o maior acidente com arribas no país desde que há registos oficiais.

benagil
Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

 

 

Em atualização

 

Comentários

pub