Ana Cabecinha será recebida em festa no Pechão esta quarta-feira

A atleta algarvia Ana Cabecinha vai ser recebida em festa no Pechão esta quarta-feira, às 12h45, após a sua participação […]

Ana CabecinhaA atleta algarvia Ana Cabecinha vai ser recebida em festa no Pechão esta quarta-feira, às 12h45, após a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde garantiu a 6ª posição e consequente diploma olímpico nos 20 quilómetros marcha, o melhor resultado de sempre de uma portuguesa nesta prova.

A marchadora do Clube Oriental do Pechão chega ao Aeroporto de Faro às 11h30 e segue para a sede do clube que representa e pelo qual se sagrou campeã nacional, título que detém atualmente, onde deverá chegar cerca das 12h45.

Aqui, será brindada com uma receção que, tendo em conta o que aconteceu a seguir às outras olimpíadas em que Ana Cabecinha participou, será bem calorosa. Até porque a população de Olhão, principalmente a de Pechão, faz questão de apoiar a atleta antes, durante e depois da participação nos Jogos Olímpicos.

Esta foi a terceira vez que a marchadora do Pechão participou nas olímpiadas. Em 2008, em Pequim, conseguiu o oitavo posto, numa prova em que estabeleceu um novo recorde nacional, que ainda se mantém. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ficou na 9ª posição, na mesma prova.

No Rio 2016, Ana Cabecinha foi obrigada a superar-se, pois, como a própria revelou após a prova, sofreu de fortes dores abdominais momentos antes da partida, chegando mesmo a chorar de sofrimento. Mesmo assim, fez-se à estrada e conseguiu a melhor classificação de sempre para Portugal, ainda que não tenha conseguido aproximar-se do seu recorde pessoal (e nacional), 1h27m23s, que lhe teria valido o Ouro na corrida disputada na passada sexta-feira.

2016-206-ana-cabecinha-jogos-olimpicos-6-lugarNa receção marcada para hoje, no Pechão, espera-se a presença, em força, da população do Pechão (e não só), estando garantida a comparência de representantes de diversas entidades, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Olhão António Miguel Pina e elementos da Federação Portuguesa de Atletismo.

O edil olhanense já veio, entretanto, a público mostrar a sua «satisfação e orgulho pelo resultado conquistado por Ana Cabecinha, uma lutadora incansável que trouxe para o nosso concelho a marca de segunda melhor europeia em prova nos 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro».

«Para nós, este sexto lugar é como se fosse de ouro. Parabéns pelo resultado alcançado, Ana Cabecinha», disse António Pina, depois de assistir à prova da atleta do Clube Oriental de Pechão.

A Câmara de Olhão foi uma das entidades que patrocinou a participação de Ana Cabecinha nos JO, tendo atribuído um apoio financeiro de 7500 euros para a preparação da atleta. Esta verba contribuiu «para a realização de estágios em altitude (em Espanha) e para a participação em provas internacionais (Challenge Internacional de Marcha da IAAF – Associação Internacional de Federações de Atletismo)».

«Também o treinador da atleta Paulo Murta, funcionário da Câmara de Olhão, teve dispensa do serviço para poder apoiar a atleta da melhor forma na sua preparação», acrescentou a autarquia olhanense.

Comentários

pub