Algarvios honraram as suas padroeiras no mar e em terra (com fotos)

A população de Albufeira, Castro Marim e Ferragudo saíram à rua para homenagear as suas santas padroeiras. No domingo e […]

Albufeira
Albufeira

A população de Albufeira, Castro Marim e Ferragudo saíram à rua para homenagear as suas santas padroeiras. No domingo e na segunda-feira houve procissões em honra de Nossa Senhora, no mar e em terra, que voltaram a mobilizar as comunidades destes concelhos.

Em Albufeira, a festa foi em honra de Nossa Senhora da Orada. No domingo, dezenas de embarcações de pescadores locais participaram no tradicional cortejo marítimo em honra da padroeira, ponto alto das comemorações.

Além da procissão, houve espetáculo musical na Ermida da Orada, com Filipa Sousa e o Ensemble Gato Malvado, seguido de um fogo-de-artifício no Porto de Abrigo da Baleeira. As comemorações começaram alguns dias antes, com recitações de terços e missas nos dias 11, 12 e 13 de Agosto, e só terminaram na segunda-feira, dia da Assunção de Nossa Senhora.

Em Ferragudo, a homenageada foi Nossa Senhora da Conceição. Na segunda-feira, saíram ao Rio Arade centenas de embarcações, para participar e dar cor à festa. Durante a cerimónia, além do cortejo, houve lugar à benção das embarcações.

Nesta procissão, além da comunidade local, participaram, igualmente os Duques de Bragança D. Duarte Pio e D. Isabel de Herédia e os príncipes herdeiros. Depois do cortejo, houve festa com comes, bebes e música no largo da Angrinha.

Os castromarinenses também deram expressão à sua devoção, no mesmo dia, mas as honras foram para Nossa Senhora dos Mártires. Em Castro Marim, houve novidades na edição de 2016 da festa em honra da padroeira, com o regresso do evento ao centro da vila, nomeadamente à Praça 1º de Maio, onde era originalmente celebrada.

A festa, que contou com um forte cartaz musical, que incluiu atuações de José Cid e dos Íris, atraiu milhares de pessoas ao concelho muitas das quais participaram nas celebrações religiosas que inspiram as festividades, nomeadamente na procissão em honra da padroeira de Castro Marim.


Veja as fotos das diferentes celebrações:

Comentários

pub