Água da torneira no Algarve é de «qualidade excelente»

Todos os concelhos do Algarve, à exceção de Aljezur e Castro Marim, apresentam valores acima dos 99% de água segura. […]

agua-torneiraTodos os concelhos do Algarve, à exceção de Aljezur e Castro Marim, apresentam valores acima dos 99% de água segura. Aqueles dois municípios apresentam, ainda assim, uma alta percentagem entre 95 e 99% de qualidade na sua água da torneira. O único concelho algarvio a apresentar uma percentagem perfeita de 100% é Lagos.

Os dados constam de um relatório divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Há cerca de 20 anos, apenas 50 por cento da água consumida era considerada segura.

No caso de Aljezur, o facto de apresentar uma percentagem de água da torneira segura de apenas 95,14% resulta de não ter efetuado, ao longo do ano, todas as análises programadas.

Quanto a Castro Marim, que atingiu 96,1%, e ainda segundo o relatório da ERSAR, o motivo para esta percentagem um pouco mais baixa tem a ver com o facto de, das 595 análises feitas ao longo do ano, 75 não apresentarem valores em cumprimento com as normas de qualidade. A Câmara de Castro Marim, entretanto, já anunciou a candidatura a obras que permitirão melhorar a qualidade da água e da rede de abastecimento à população.

Segundo o relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade Água para Consumo Humano” referente a 2015, a água da torneira em Portugal atingiu pela primeira vez o «nível de excelência» no ano passado, ao chegar aos 99% de água segura.

A ERSAR acrescenta que apenas 4 dos 278 concelhos de Portugal Continental apresentam percentagem de água segura abaixo dos 95%.

Segundo o documento, «nos últimos anos a percentagem de água controlada e de boa qualidade tem vindo a aumentar de forma contínua. Se em 1993 apenas cerca de 50 por cento da água poderia ser considerada segura, em 2015 o indicador água segura para Portugal continental situa-se nos 98,65 por cento (98,41 por cento em 2014), o que revela a consolidação da melhoria da qualidade da água».

«O número de concelhos com 100 por cento de análises realizadas passou de 263 concelhos em 2014 para 266 concelhos em 2015, correspondendo a 96 por cento do total dos concelhos de Portugal continental (278). Dos 12 concelhos com algumas análises em falta, nove concelhos apresentam percentagens de análises realizadas inferiores à média do País (99,93 por cento)», frisa o documento.

Em 2015 foram realizadas mais de meio milhão de análises, ficando por fazer 330, o que está em linha com anos anteriores e significa que o controlo continua a ser feito «com grande rigor e com resultados que permitem ter uma ideia muito precisa e exata do que é qualidade da água nas torneiras».

«A maioria dos concelhos apresenta uma percentagem de água segura igual ou superior à meta de 99 por cento (objetivo de excelência), o que reforça o facto de Portugal apresentar excelentes níveis de qualidade da água na torneira do consumidor».

infografia agua

Comentários

pub