Achigã é “rei” de festival em Santa-Clara-a-Velha

O 8º Festival do Achigã quer dar a conhecer este peixe, através da confeção de vários pratos e petiscos, nos […]

achigãO 8º Festival do Achigã quer dar a conhecer este peixe, através da confeção de vários pratos e petiscos, nos dias 17 e 18 de Setembro, em Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira.

Além da gastronomia, este certame conta com artesanato, animação desportiva, animação infantil e espetáculos musicais.

«O objetivo do Festival é divulgar a região, dando a conhecer os produtos mais genuínos da região, sobretudo o achigã, espécie muito abundante na Barragem de Santa Clara», diz a Câmara de Odemira.

Para o dia 17 de Setembro, às 8h00, está agendado o concurso de pesca, cujos prémios serão entregues às 15h00.

Para além da entrega de prémios a tarde é ocupada pela música com espetáculos de fado pelo recinto (13h00), de Gentes do Alto Mira (15h30), do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes (17h00) e de António Ledo (18h30).

Ao final da tarde haverá ainda animação infantil. Para a noite está reservada a atuação do grupo de música tradicional Sons do Mira, concerto com José Malhoa e baile com Rui Soares & Lau.

Já no dia 18 de Setembro a animação começa com a atuação dos Cavaquinhos do Mira, marcada para as 13h00 horas, do grupo de música tradicional do Alentejo Os Cuzeiro, às 14h30. Às 16h30 haverá baile com Ana e Edgar e a atuação do artista Ruizinho de Penacova.

À semelhança da edição anterior, a organização vai oferecer, durante a madrugada, a tradicional “Açorda Alentejana” para repor as energias.

Este Festival é uma iniciativa da responsabilidade da Associação “Os Amigos de Santa Clara”, com os apoios do Município de Odemira, das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha e de Luzianes-Gare, GNR e da população local.

Comentários

pub