A arte saiu à rua e animou o centro histórico de São Brás de Alportel

O centro histórico de São Brás de Alportel acolheu a terceira edição do evento cultural “Calçadas – A Arte Sai […]

Calçadas_SBAlportelO centro histórico de São Brás de Alportel acolheu a terceira edição do evento cultural “Calçadas – A Arte Sai à Rua” no passado domingo, dia 14 de Agosto. Além de música, este evento contou com dança, gastronomia e o concurso “A Janela Mais Bonita”.

«Em noite de lua cheia, as ruelas do burgo antigo da vila contaram segredos, em forma de música, dança, contos… entre muitas outras manifestações artísticas que proporcionaram experiências inesquecíveis aos milhares de visitantes que não quiseram faltar à 3.ª edição do “Calçadas”», diz a Câmara de São Brás.

O evento decorreu em seis palcos: no Parque Viladentro, onde o flamenco se encontrou com a música celta; na Praça Velha, onde se sucederam os acordes da música tradicional e a comédia; no Adro da Igreja Matriz, invadido pela dança; na Biblioteca Municipal, destinado para os mais novos; no exterior do Centro de Artes e Ofícios, por onde passaram novos talentos e tendências da música e ainda no início do troço da “Calçadinha” de São Brás de Alportel, onde se contaram “Histórias de arrepiar”.  

A gastronomia e o artesanato também estiveram presentes neste evento. Segundo a Câmara de São Brás, «as portas abriram-se com típicas tascas que surpreenderam os visitantes com deliciosos petiscos e as ruas preencheram-se de artesanato e produtos locais».

Vencedora_JanelaMaisBonitaA primeira edição do concurso “A Janela Mais Bonita”, que visou a decoração de janelas e montras de forma original e criativa para o evento, «com o objetivo de envolver ainda mais a população residente e os comerciantes do Centro Histórico», foi uma das novidades desta edição do “Calçadas”.

O concurso foi ganho pela janela de Jorge Simões, na rua Ferreira de Almeida. Esta criação vai agora ser capa da agenda cultural “São Brás Acontece” do mês de Setembro.

O júri atribuiu ainda quatro menções honrosas: a Cécile Ochsenreiter e Anabela Guerreiro, na Rua Gago Coutinho, Maria Isabel Pereira, na Rua Manuel de Arriaga, e Gabriela Simões, no Largo da Praça,.

A 3ª edição do “Calçadas – A Arte Sai à Rua” foi uma organização da Câmara Municipal em parceria com a “Comissão Calçadas”, um grupo informal da comunidade são-brasense, com a colaboração das associações locais, artesãos, produtores, comerciantes e moradores do centro histórico.

Comentários

pub