Volta a Portugal arranca hoje com duas equipas algarvias a lutar pela vitória

São duas as equipas algarvias a participar na 78ª edição da Volta a Portugal em bicicleta: o Louletano/Hospital de Loulé […]

Louletano Hospital de LouléSão duas as equipas algarvias a participar na 78ª edição da Volta a Portugal em bicicleta: o Louletano/Hospital de Loulé e o Sporting/Tavira. Os líderes de ambas as equipas, João Benta, do Louletano, e Rinaldo Nocentini, do Sporting/Tavira, apontam a vitória na prova como o grande objetivo.

Este ano, o pelotão da Volta a Portugal conta com 143 corredores, espalhados por 18 equipas. «Estou aqui para tentar ganhar a Volta. Vou tentar chegar a Lisboa com a amarela e ganhar a Volta», disse Nocentini, na apresentação oficial da prova. Já João Benta foi um pouco mais cauteloso, mas não deixou de indicar a luta pela vitória, como grande objetivo, «lutar pela amarela até chegar a Lisboa».

Os diretores desportivos de Louletano/Hospital de Loulé e Sporting/Tavira já antes haviam reiterado esta ambição. Aquando da apresentação oficial da equipa de Loulé, Jorge Piedade, o diretor desportivo, garantiu ter «em mente a vitória da Volta a Portugal».

78ª Volta Portugal - Photo By João FonsecaO diretor desportivo do Sporting/Tavira Vidal Fitas deu igual repto, em Fevereiro, na antevisão da Algarvia, onde também falou da Volta a Portugal. Vidal Fitas considerou, então, que era «evidente» que Nocentini podia ganhar a principal prova do calendário velocipédico português. «Sozinho tem mais palmarés que as equipas portuguesas todas», completou.

Louletano/Hospital de Loulé e Sporting/Tavira já participaram, este ano, tanto na Volta ao Algarve, como no Troféu Joaquim Agostinho, duas das mais importantes provas de ciclismo a nível nacional. Neste último, Nocentini acabou por se sagrar vencedor.

A Volta a Portugal decorre entre hoje e dia 7 de Agosto. O total de quilómetros percorridos será de 1.618,7 km, desde Oliveira de Azeméis, de onde parte hoje a primeira etapa, até Lisboa, passando por várias outras localidades, todas no Centro e Norte do país.

A 78ª Volta a Portugal arranca em Oliveira de Azeméis, com um prólogo de 3,6 quilómetros em sistema de contrarrelógio individual.

Os últimos 500 metros do prólogo têm uma rampa com cerca de 10% de inclinação, que serão decisivos para encontrar o primeiro camisola amarela.

 

Equipa SPORTING/TAVIRA:

Rinaldo Nocentini
Hugo Sabido
David Livramento
Valter Pereira
David de La Fuente
Mario González
Jesus Ezquerra
Oscar Brea
Vidal Fitas (Diretor desportivo)

Comentários

pub