Vilamoura terá mais estacionamento, transporte público e segurança no Verão

Vilamoura, como outras zonas turísticas do país e do mundo, está sujeita a vários problemas, principalmente na época alta. Para […]

Marina_VilamouraVilamoura, como outras zonas turísticas do país e do mundo, está sujeita a vários problemas, principalmente na época alta. Para evitar que um cenário de «trânsito caótico, estacionamento selvático, lixo fora dos locais, destruição de mobiliário urbano ou abuso de publicidade» seja conotado a este polo turístico, a Câmara de Loulé juntou-se a diversas entidades locais, públicas e privadas, para implementar um conjunto de medidas para garantir uma melhor experiência a quem visita.

As ações passam, desde logo, por melhorar os transportes públicos. De 11 de Julho a 11 de Setembro, será implementada uma nova linha para deslocações entre a praia e o centro/Marina, com 19 paragens e uma frequência de hora a hora, no período entre as 07h45 as 00h30 (linha branca). Este circuito tem ligação com a linha verde (circuito de Quarteira de transportes urbanos).

«Pretende-se, assim, criar alternativas ao uso do automóvel particular, aumentando a mobilidade do centro urbano Quarteira/Vilamoura de forma ambientalmente mais sustentável», segundo a Câmara de Loulé.

Outra área de intervenção é a do estacionamento. Para minimizar os problemas que exitem a este nível, em Vilamoura, «serão criados dois novos parques de estacionamento gratuitos junto da Praia da Falésia e de apoio à Marina de Vilamoura».

«Haverá ainda uma melhoria da organização do estacionamento e da circulação para peões e ciclistas De forma a promover a circulação pedonal e ciclável, será criada uma via partilhada ao longo da Avenida Praia da Falésia», acrescentou a autarquia.

Quem visitar Vilamoura também terá de estar atento a algumas alterações à circulação automóvel. «Com o objetivo de disciplinar o trânsito no anel dos hotéis de Vilamoura, a partir do final do dia e durante a noite, ficará condicionada a viragem à esquerda junto ao McDonald’s. Será realizada também uma intervenção provisória na Rua dos Pinheirinhos e sinalização da Quinta do Romão, visando a criação de uma saída para veículos de emergência e transportes públicos, do anel dos hotéis em Vilamoura, no sentido Vilamoura/Quarteira – Quinta do Romão, garantido igualmente o acesso pedonal, com reforço da sinalização direcional», anunciou a Câmara de Loulé.

Associado a estas medidas de melhoria da mobilidade haverá um reforço da segurança, proporcionado pela autarquia, «com mais vigilantes destacados para os principais pontos de Vilamoura», bem como com um reforço da iluminação.

«Estas medidas revestem-se de especial importância num ano em que se prevê um aumento substancial do número de turistas que irão escolher o Algarve como destino de férias, estando neste momento as unidades hoteleiras de Vilamoura praticamente esgotadas», resume a Câmara de Loulé, lembrando que «entre 15 de Julho e 31 de Agosto de 2015, passaram pela baixa de Vilamoura mais de 600 mil carros».

«Este será certamente um “ano de ouro” para o turismo algarvio, não só porque a região apresenta condições de excelência para turistas e residentes mas, fundamentalmente, porque é um destino seguro. Com estas ações queremos melhorar a estadia de quem nos visita, proporcionando-lhes umas férias inesquecíveis e dando-lhes razões para voltarem», reforçam os responsáveis pela autarquia.

Comentários

pub