Um algarvio no País de Gales a torcer pela seleção de Portugal

Aberystwyth, no País de Gales, é a cidade mais eurófila e feliz do Reino Unido e um dos poucos condados […]

portugal em gales
Os portugueses a torcer pela seleção nacional no País de Gales

Aberystwyth, no País de Gales, é a cidade mais eurófila e feliz do Reino Unido e um dos poucos condados galeses que votou para «Ficar» na União Europeia, no referendo de há duas semanas, com uma margem muito significativa.

É nesta cidade universitária, situada à beira mar, no norte de Gales, que vive, há 10 meses, o farense André Soares, de 25 anos, antigo estudante de Biologia da Universidade do Algarve e agora estudante de doutoramento na Universidade de Aberystwyth.

Hoje, o André e um grupo de amigos portugueses que conheceu por lá – entre enfermeiros, estudantes de doutoramento e licenciatura, rececionistas, higienistas, médicos – vão juntar-se em casa de dois deles, Filipe e da Sónia, enfermeiros nortenhos e pais de dois filhos de 3 e 5 anos, para ver o jogo Portugal/País de Gales.

«Também foi lá que sofremos nos primeiros quatro jogos deste Campeonato da Europa», conta André Soares ao Sul Informação.

«Temos conseguido tornar a festa o mais portuguesa possível, com o que alguns conseguem fazer caber nas respetivas bagagens de porão ou recebem nas encomendas da família, como chouriços de Monchique, cachecóis de apoio a Portugal, etc. Ainda assim, é acima de tudo o clima de festa familiar longe das famílias que se gera que nos lembra mais Portugal», explica o jovem doutorando.

«Cá em Aberystwyth, somos perto de 30 portugueses. Somos estudantes de doutoramento e licenciatura, enfermeiros, rececionistas, higienistas, médicos, etc, e esta variedade de ocupações torna difícil juntarmo-nos todos frequentemente. Os poucos que se conseguirem juntar nesta quarta-feira vão para casa do Filipe e da Sónia».

No jogo anterior, Portugal/Polónia, André e a sua namorada viram o jogo num bar cheio de polacos (que também há muitos em Aberystwyth), mas, desta vez, o jovem farense prefere estar «no meio de outros tugas, para podermos festejar em paz».

«Sim, tenho muitas saudades de Faro e da minha família, mas por cá receberam-me muito bem e a região de Ceredigion é linda. Apenas os resultados do #Brexit me fizeram perceber que o meu futuro não será no Reino Unido, mas ainda assim sinto-me algo dividido em relação ao jogo desta quarta-feira», confessa André Soares.

André Soares em Aberystwyth, no País de Gales
André Soares em Aberystwyth, no País de Gales

O jovem diz que o ambiente é de festa, no País de Gales, pela boa performance da sua seleção neste Euro2016. «Por cá, veem-se carros com bandeiras galesas por toda a cidade. Imensas casas também as mostram nas suas janelas. Na universidade, são penduradas nas janelas de gabinetes e escritórios. A cada jogo, são mais os galeses que aparecem em pubs e mais alto se ouvem os seus cantos de apoio. Ainda nem tinha acabado de ver o Polónia-Suíça com amigos polacos, já estavam no bar mais de 40 galeses para o Gales-Irlanda do Norte. E não esperaram sentados, já cantavam e até apoiavam a Polónia (é naquele bar que a maioria dos polacos em Aberystwyth se juntam para ver os jogos) nos entretantos. É exatamente como se lê nas notícias que chegam de França: os adeptos galeses são ótimos. Um sorriso constante, muita conversa, muitos “Don’t take me home” e muita diversão (e cerveja…)».

Todo este apoio e ainda a qualidade da seleção galesa deixam André Soares algo apreensivo. «A equipa galesa, além de extremamente bem preparada, está altamente motivada para este Euro 2016. São a última equipa britânica em competição e têm um apoio incrível da parte dos adeptos. Depois da maneira como arrasaram a Bélgica na semana passada, só o amarelo mostrado a Ramsey nos pode ajudar, a nós, portugueses. Bale tem liderado a equipa exemplarmente e tem sido ele a fonte de criatividade em grande parte das jogadas perigosas vistas até agora. Ainda assim, Gales apresenta uma equipa coesa, gerida por alguém que ainda ontem disse que “nunca consideraria” treinar outra nação».

Quanto à seleção nacional, André Soares confessa, na sua entrevista ao Sul Informação, que, «após ver o Portugal-Polónia num bar cheio de polacos, não sei se o meu coração aguentará outra sessão de penáltis».

«Tem sido um problema sério para a nossa equipa defender em condições, e isso viu-se no golo de Lewandowski no último jogo. O nosso ‘amuleto’ tem sido Pepe, que, espetacularmente, impediu que nos fossem marcados mais uns quantos golos. No outro lado do jogo, Renato Sanches tem sido a derradeira revelação nesta equipa. Ronaldo, Nani e Quaresma continuam a provar o seu valor, com o primeiro sempre a crescer como capitão e jogador de equipa. Foi emocionante vê-lo tomar o primeiro penálti para si, no último jogo, com toda a responsabilidade e pressão que isso envolveria».

Por isso, diz o jovem de Faro a fazer o seu doutoramento na universidade do norte do País de Gales, «penso que estamos preparados para este próximo jogo, mas caberá a Ronaldo motivar a equipa para enfrentar uma seleção que passa agora pela sua melhor fase de sempre».

«Ainda assim, somos 11 milhões de portugueses contra 3 milhões de galeses, espero que consigamos gritar mais alto e dar força a Portugal para avançar neste torneio», conclui André Soares.

Às 20h00, na cidade de Aberystwyth, haverá pelo menos uma casa cheia de portugueses a torcer pela seleção nacional.

Comentários

pub