PSD apresenta projeto para que Governo suspenda portagens durante obras na EN125

O PSD vai apresentar, na Assembleia da República, um projeto de resolução para que o Governo «suprima a cobrança de […]

O PSD vai apresentar, na Assembleia da República, um projeto de resolução para que o Governo «suprima a cobrança de portagens na A 22 durante a realização de obras de requalificação significativas na EN125».

A proposta, no entanto, será debatida apenas na próxima sessão legislativa, depois das férias dos deputados.

É que, segundo os parlamentares algarvios do PSD, o projeto «responder ao acréscimo de obras estruturantes que esta via está a sofrer e que, inclusivamente, segundo anunciou o Governo, irão determinar, após Setembro, o encerramento temporário de alguns dos troços com maior volume de tráfego na região, bem como constrangimentos severos em outros».

As obras na EN125 «aumentaram após a conclusão da renegociação da parceria público-privada que deu origem a esta requalificação«, acrescentam.

A proposta tem como objetivo permitir que, «quando tal se verifique num dado troço da EN125, o Governo suspenda a cobrança de portagens no troço correspondente da A22, de molde a promover a mobilidade e atenuar os prejuízos inevitáveis que esta situação produz», explicam os deputados Cristóvão Norte e José Carlos Barros.

Em Abril passado, o PSD apresentou um projeco de resolução que recomendava ao Governo, entre outros aspetos como a redução do preço, a revisão do sistema de cobrança nas zonas de fronteira, mas também a introdução de mecanismos de suspensão ou redução temporária do preço das portagens, sempre que ocorram obras significativas de requalificação nas vias alternativas, como é o caso da A22.

No entanto, esse projeto foi chumbado com os votos desfavoráveis de PS, PCP, BE e PEV, e os deputados Cristóvão Norte e José Carlos Barros eleitos pelo Algarve esperam agora que os partidos que apoiam o Governo revejam a sua posição.

Cristóvão Norte salienta que «o BE e PCP prometeram a abolição. O PS a redução em 50%. Entretanto, entre os três, acordaram uma redução de 15% e chumbaram inapelavelmente a suspensão durante as obras proposta pelo PSD. Conclusão: o todo é menor que qualquer das partes».

O deputado social democrata algarvio acrescenta que «alguns poderão discutir se a EN125 é uma alternativa válida à A22, ou até se a EN125, com obras significativas a decorrer, é uma alternativa à A22, posição que não merece a nossa concordância, como aliás resulta do projeto que apresentamos, mas seguramente não se poderá discutir se a EN125 representa essa alternativa quando a mesma estiver, como já foi anunciado, encerrada».

Um dos troços que será encerrado, devido a obras urgentes, é o que se situa entre o cruzamento com semáforos das Fontainhas, no concelho de Albufeira, e a Maritenda, já no concelho de Loulé. O fecho de um troço de cerca de 10 quilómetros da EN125 deve-se à necessidade de demolir e reconstruir dois viadutos sobre a linha ferroviária, que ameaçam ruir.

Tal como o Sul Informação então revelou em primeira mão, o troço em causa já esteve para fechar a 9 de Maio, mas, tendo em conta que as alternativas de circulação então definidas não foram consideradas suficientes, bem como devido ao medo que as obras não estivessem concluídas até ao Verão, o encerramento acabou por ser suspenso.Mas agora vai mesmo avançar, depois de finais de Setembro, quando as obras na EN125 forem retomadas.

 

Comentários

pub