Portugal Campeão Europeu também se festejou no “Outback” da Austrália

O dia começou cedo. A cadela não me deixa dormir. Aí pelas 2 da matina levanto-me para abrir a porta […]

Bruno PaisO dia começou cedo. A cadela não me deixa dormir. Aí pelas 2 da matina levanto-me para abrir a porta da campervan e eis que percebo porque a cadela não pára quieta: cangurus a toda a volta. Ela dispara atrás deles e eu grato porque ela não ladra durante a sua perseguição (estamos num parque de campismo um pouco cheinho de people) e grato que ela não apanha nenhuma (duvido que alguma vez apanhe).

Depois de andar atrás dela a chamá-la baixinho, logo lhe ponho a mão no cachaço, deixo-a presa com uma corda ao primeiro poste que encontro e volto para a cama.

Pela primeira vez, lembro-me do jogo, falta uma hora para começar (às 3 da matina aqui) e, como tenho um longo dia pela frente, volto para a cama. Acordo às 5 da matina, checo o télélé e no Guardian vejo que o jogo está no empata e vai a prolongamento. Meio a dormir, lembro-me do francês que encontrei na lavandaria ontem à noite a dizer que a cozinha do parque tem televisão e que o jogo passa lá.

Lá me levanto, noite cerrada ainda, e quando saio da carrinha lá está a cadela acordada a vigiar os cangurus à distância, com um olhar daqueles. Vou até à cozinha, ligo a televisão e, antes que me aperceba que o Ronaldo nem sequer está a jogar, vejo o Éder e, antes de ter tempo de dizer cenas tipo «o que é que este gajo está ali a fazer?», o homem marca. Silenciosamente na noite australiana, levanto os braços que ninguém está lá para ver, digo um bom f##$, c**#$@, ponho um sorriso de orelha a orelha a ver o resto do jogo.

Logo aparece um daqueles grey nomads madrugadores a ir para o banho que pára ao pé de mim, surpreso por ver um gajo a ver bola a meio da noite nas Kimberley australianas, que pergunta se o Murray ganhou Wimbledon. Eu olho para ele e respondo: Don’t know squat about Wimbledon, but Portugal is about to win. E após uma pausa digo com orgulho e um sorriso: And I’m portuguese!

E fico a pensar se há um tuga mais longe de outro tuga do que eu nesta manhã gloriosa.

Bruno Pais na Austrália

Bruno Pais, que se formou em Engenharia Biotecnológica na Universidade do Algarve e viveu muitos anos em Faro, vive e trabalha na Austrália e está neste momento a fazer uma viagem de 7200 quilómetros de carro entre Perth e Townsville, onde passará a viver.

Comentários

pub