Novidades do Verão: Passadiço e estacionamento exterior da Praia de Faro

Este Verão, ir a banhos à Praia de Faro poderá ser bem menos complicado, para os que não se importam […]

Novo passadiço acesso Praia de Faro_1 (Medium)Este Verão, ir a banhos à Praia de Faro poderá ser bem menos complicado, para os que não se importam de andar um pouco junto à Ria formosa. Para isso, basta deixar o carro no novo parque de estacionamento exterior à praia e usar o passadiço em madeira pedonal e ciclável, que o liga à ponte para a Praia de Faro.

Tanto o parque de estacionamento, como o passadiço, foram oficialmente concluídos esta quarta-feira. Estas intervenções eram a parte que faltava de uma empreitada de maiores dimensões, que incluiu a requalificação da estrada entre a ponte e a chamada curva do Aeroporto, bem como a instalação de passagens hidráulicas neste troço de estrada, para permitir a circulação da água da Ria Formosa.

A obra causou constrangimentos no acesso à Praia de Faro durante algum tempo e foi muito criticada, tendo em conta a aproximação da época alta e os problemas de segurança que causou, mas terminou há cerca de um mês, poucos dias depois de ter começado o Verão.

 

Parque estacionamento Exterior Praia de Faro_2 (Medium)

Quanto à obra agora (definitivamente) concluída, tem duas facetas distintas. «Através da repavimentação do acesso à Praia de Faro e da criação de um passadiço paralelo dedicado em exclusivo à mobilidade suave, finalmente os peões e ciclistas obtêm uma perspectiva privilegiada sobre a Ria Formosa, ao mesmo tempo que vêem resolvido o conflito decorrente da convivência com o tráfego automóvel, melhorando assim as condições de segurança na via para todos os seus utentes», descreveu a Sociedade Polis Ria Formosa.

Já o parque de estacionamento tem «aproximadamente 1000 lugares, compreendendo ligeiros e pesados de transporte de passageiros» e permitirá «o alívio da carga automóvel sobre o frágil e debilitado sistema da Península do Ancão, podendo o trajeto até à Praia de Faro ser feito através do passadiço».

«Terminado o período estival, serão realizadas as plantações de material vegetal no parque de estacionamento, incluindo árvores de sombreamento, devendo-se o seu adiamento à necessidade de evitar um período crítico de altas temperaturas e reduzida humidade, que colocariam em risco o sucesso» das plantações, acrescentou a Polis.

A obra custou cerca de 1,5 milhões de euros e foi financiada com recurso ao capital social da Polis Litoral Ria Formosa, incluindo uma comparticipação da componente Câmara Municipal de Faro.

 

Veja todas as fotos:

Comentários

pub