Exposição interativa «Rosetta – No rasto do cometa» convida a visitar CCV de Tavira

A exposição interativa «Rosetta – No rasto do cometa» está patente até dia 15 de outubro, no Centro de Ciência Viva […]

rosettaA exposição interativa «Rosetta – No rasto do cometa» está patente até dia 15 de outubro, no Centro de Ciência Viva de Tavira. A mostra, destinada a toda a família, pretende dar a conhecer um pouco mais sobre cometas, acompanhando a viagem da sonda espacial Rosetta, construída pela Agência Espacial Europeia (ESA).

A missão da sonda Rosetta e do módulo Philae, lançados em 2004 pela ESA, era investigar in loco o cometa 67 P Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter. Com dois painéis solares de 14 metros de comprimento, trata-se da primeira sonda construída para orbitar e pousar num cometa.

O seu nome é uma homenagem à Pedra da Roseta, um fragmento de uma estrela de granodiorito do Egito Antigo, descoberta em 1799 e cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios, pelo egiptólogo francês Jean-François Champollion.

Lançada a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, a sonda Rosetta só atingiu o seu alvo em 2014, perfazendo um total de 12 anos, quatro meses e 15 dias de viagem.

A espaçonave, constituída pela sonda e pelo módulo, orbitou o sol cinco vezes, realizou dois sobrevoos de asteróides e um sobrevoo de Marte. A 12 de novembro de 2015, o módulo Philae tornou-se o primeiro objeto artificial a pousar na superfície de um cometa, após sete horas de manobras de aproximação do espaço.

A Rosetta e o módulo Philae possuem 21 equipamentos científicos, e esta missão foi pioneira por testemunhar de perto a evolução de um cometa à medida que este se aproxima de regiões mais quentes do Sistema Solar.

A exposição «Rosetta – No rasto do cometa», desenvolvida pela Cité de l’Espace, pretende dar a conhecer um pouco mais sobre cometas através da Missão Rosetta.

Um cometa é um corpo menor do sistema solar que, ao aproximar-se do sol, exibe uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns apresenta, uma cauda, fenómenos causados pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.

Composta por painéis interativos, um jogo multimédia e um modelo do cometa impresso em 3D a partir de dados reais adquiridos pela sonda, abordam-se ainda conceitos relativos a outros astros, como meteoros e asteróides, assim como a sua importância no Sistema Solar.

Está também disponível um quiz online sobre a missão.

Comentários

pub