Comissão de Utentes promete «radicalizar» luta pela suspensão de portagens na A22

A «brincadeira de mau gosto» que foi o anúncio de uma redução do preço das portagens de «apenas 15%» na […]

manif portagens 4A «brincadeira de mau gosto» que foi o anúncio de uma redução do preço das portagens de «apenas 15%» na A22 vai levar a Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) a uma «radicalização da luta pela suspensão das portagens este verão», anunciou o grupo de cidadãos.

As ações de luta recomeçam já amanhã, sábado. A comissão marcou uma marcha lenta de viaturas na EN125, entre a sede do Motoclube do Guadiana, na localidade de Aldeia Nova, Vila Real de Santo António, e a Conceição de Tavira, com partida às 17h00.

No dia 31 de Julho, domingo, será promovida uma nova marcha lenta de viaturas pela EN125, com partida de Almancil (junto ao supermercado Apolónia) às 11h00, terminando na Fonte de Boliqueime.

E, apesar de terem perdido dois dos locais de protestos habituais, no Verão – as casas de férias de Passos Coelho e Cavaco Silva, na Manta Rota e na praia da Coelha, respetivamente -, os ativistas anti-portagens prometem que repetirão manifestações, «caso o Primeiro Ministro ou o Presidente da República passem férias no Algarve, junto às suas casas de veraneio».

Para a CUVI, a redução anunciada esta semana pelo Governo, que será aplicada em várias ex-Scut e terá efeito a partir de 1 de Agosto, é «deveras insuficiente, ridícula mesmo».

A contraproposta dos ativistas anti-portagens algarvios é que o Governo suspenda de imediato as portagens no Algarve, «antes de Agosto e durante todo o verão» e que se promova um estudo sobre as consequências da introdução de portagens no Algarve, durante a suspensão.

«Se os resultados forem positivos – o que a Comissão de Utentes não acredita – então o Governo terá legitimidade para voltar a colocar as portagens em vigor, mas, se forem negativos, então não haverá mais portagens no Algarve», desafiou a CUVI.

Comentários

pub