CIVIS promove sessões de esclarecimento sobre o TTIP e CETA em Faro e Tavira

Primeiro em Faro, no dia 27 de Julho, às 21h00, na rua Frei Lourenço de Santa Maria,  e, depois, em Tavira, […]

posterTTIPGP TaviraPrimeiro em Faro, no dia 27 de Julho, às 21h00, na rua Frei Lourenço de Santa Maria,  e, depois, em Tavira, a 28 de Julho, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. Serão estas as duas sessões de esclarecimento, promovidas pela Civis (Associação para o Aprofundamento da Cidadania), com o objetivo de discutir o TTIP (Transatlantic Trade Investment Partnership, ou Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) e o CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement, ou Acordo Económico e Comercial Global).

«Mau para os trabalhadores», «Mau para os serviços», «Mau para os trabalhadores» e «Mau para o ambiente». É assim que a Civis classifica os tratados TTIP e CETA.

Segundo a mesma associação, «hoje continuam em segredo, em gabinetes sem qualquer controlo ou constituição democrática, entre a União Europeia e os Estados Unidos, a negociação de acordos de tratados que, como este TTIP, a serem assim concretizados, terão como consequência a legalização da submissão do poder político ao poder económico, concretizando, assim, mais uma etapa da perda da soberania dos povos na tomada de decisão sobre o seu futuro».

O TTIP e o CETA são tratados presentemente em discussão entre a União Europeia e, respetivamente, Estados Unidos da América e Canadá, que podem afetar o futuro de Portugal e da Europa de forma determinante, a nível ambiental, económico e social.

 

Comentários

pub