Câmara de Olhão também vai oferecer o material escolar aos alunos do 1º ciclo

A Câmara de Olhão volta a oferecer manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino público no […]

Manuais escolaresA Câmara de Olhão volta a oferecer manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino público no ano letivo 2016/17 e adiciona à oferta o material que os alunos necessitarão ao longo do ano. A autarquia olhanense reforça a aposta na educação e irá investir cerca de 150 mil euros nesta medida, que beneficia perto de 2 mil crianças.

A novidade, este ano, é a inclusão do material escolar na oferta aos pequenos estudantes e, por extensão, às suas famílias. No kit oferecido, além dos manuais, «estarão incluídos cadernos, blocos, dossiês, capas, micas, papel de seda ou de lustro, borrachas, lápis, esferográficas, lápis de cor, canetas de feltro, régua, esquadro, tesoura ou compasso, entre outros», anunciou a Câmara de Olhão.

«Se a responsabilidade de distribuir os manuais do 1º ano é da responsabilidade do Governo, o município oferece a estes alunos os cadernos de atividades, não incluídos na ajuda governamental, assim como o material escolar. Quanto aos alunos dos 2º, 3º e 4º anos, recebem por parte da autarquia todos os manuais, cadernos e material escolar», acrescentou.

No início de setembro, todo o material será entregue na sede de cada agrupamento, devendo os pais dos alunos levantar os manuais, cadernos e material didático de acordo com calendarização que as escolas ainda irão divulgar.
O executivo municipal olhanense assume que «a aposta na educação é uma prioridade», e quer promover, com estas ofertas, «a democratização do ensino, garantindo o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades ao acesso e sucesso escolares, principalmente nos níveis mais precoces de escolaridade»,

É aqui que «deve ser assegurado um ensino universal, obrigatório e gratuito, de acordo com a nossa Constituição», considerou o presidente da Câmara de Olhão António Pina.

Comentários

pub