Câmara de Loulé reabilita edifício da Música Nova e cria centro de ensino musical

A empreitada de reabilitação do solar da Música Nova, no centro de Loulé, que visa criar neste local um centro […]

Consignação Solar da Musica Nova - 27-06-2016-29A empreitada de reabilitação do solar da Música Nova, no centro de Loulé, que visa criar neste local um centro cultural dedicado ao ensino de música, foi consignada esta quarta-feira.

Depois de recuperado o edifício, uma das suas alas será destinada à Banda Filarmónica “Artistas de Minerva”, que passa a ter ali a sua sede, estando ainda prevista a instalação, no mesmo prédio, do Conservatório de Música de Loulé e de um auditório.

Estima-se que será necessário um investimento de 2,5 milhões de euros para reabilitar este edifício, que se «encontra em elevado estado de degradação», dinheiro que será garantido pela Câmara de Loulé.

«O objetivo inerente a esta recuperação, depois da salvaguarda do edifício, é o de melhorar e reforçar as infraestruturas de apoio ao ensino de música. Loulé estará na vanguarda ao nível dos equipamentos culturais, particularmente nesta área, desenvolvendo dinâmicas que tornem a cidade num polo musical de referência no contexto nacional», segundo a autarquia.

O antigo solar da família Barros e Aragões, situado perto do Arquivo Municipal de Loulé, passou a ser mais conhecido por solar da Música Nova a partir do momento em que foi ocupado pela banda filarmónica com o mesmo nome. Mais tarde, o edifício do século XVIII, de dois pisos, foi adquirido pelo município de Loulé.

«Na sua arquitetura destacam-se o emolduramento de cantaria do portal e das janelas de sacada do andar nobre. A sua reabilitação passará pela preservação das suas características arquitetónicas», acrescentou a Câmara de Loulé.

«O Solar da Música Nova é um edifício com uma forte memória histórica junto da comunidade louletana pelo que esta recuperação insere-se na aposta da autarquia de Loulé na preservação do património do concelho», concluiu a autarquia.

Comentários

pub