Câmara de Almodôvar avança com medidas para reduzir falta de água por causa da seca

A Câmara de Almodôvar anunciou hoje que vai implementar um plano com medidas para reduzir «eventuais problemas de falta de […]

Câmara de AlmodôvarA Câmara de Almodôvar anunciou hoje que vai implementar um plano com medidas para reduzir «eventuais problemas de falta de água» para abastecimento público no concelho, devido à seca, como a disponibilização de pontos de água potável.

Em comunicado enviado às redações, o Município do Baixo Alentejo adianta que está a elaborar o «plano estratégico» em parceria com o comando distrital de Beja da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a empresa Águas Públicas do Alentejo e os Bombeiros Voluntários de Almodôvar.

Segundo o município, o plano, que envolve meios da autarquia e da Proteção Civil municipal e distrital, visa «tentar minimizar o impacto causado pela fraca precipitação registada nos últimos meses e reduzir eventuais problemas de falta de água no abastecimento público».

O plano prevê medidas como a disponibilização, a partir de dia 1 de agosto, de dois pontos de abastecimento de água potável com contador, um no Depósito do Morgadinho, na localidade de Corte Zorrinho, e outro na Estação de Tratamento de Águas da Rabaça, em Almodôvar.

Nas aldeias e nos montes do concelho, também estão disponíveis poços locais com água para consumo humano. No caso dos poços de São Pedro, do Chafariz, de Ourique e de Santo António, estes apenas «servirão apenas para consumo animal, uma vez que se trata de água imprópria para consumo humano».

A autarquia salienta, no entanto, que «a Proteção Civil Municipal está alertada para a eventual mobilização de um conjunto de viaturas autotanque, que possam vir a ser necessárias para abastecimento de urgência, em tempo útil».
Para os abastecimentos mais regulares, a Câmara conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.

Desde Fevereiro que este concelho do Baixo Alentejo é também abastecido pela Barragem do Monte da Rocha, mas, pelos vistos, nem assim o município se livrou dos problemas de falta de água sempre que o ano é pouco chuvoso ou mesmo seco.

Comentários

pub