Projeto Internacionalizar + Algarve apresenta-se em oito concelhos do interior

As primeiras sessões de esclarecimento do projeto «Internacionalizar + Algarve», destinadas a identificar empresas e agentes económicos da região com […]

Internacionalizar + AlgarveAs primeiras sessões de esclarecimento do projeto «Internacionalizar + Algarve», destinadas a identificar empresas e agentes económicos da região com potencial interesse no projeto, estão marcadas para terça-feira, 7 de Junho, nos concelhos de Silves e de Monchique.

Assim, das 11h00 às 12h30, a sessão terá lugar na Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, concelho de Silves, enquanto à tarde, entre as 16h00 e as 17h30, será no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Monchique.

Seguem-se outras iniciativas semelhantes em Tavira (das 11h00 às 12h30) e Loulé (das 16h00 às 17h30), no dia 8, Aljezur (das 11h00 às 12h30) e Vila do Bispo (das 16h00 às 17h30), a 14 de Junho, e finalmente Castro Marim (das 11h00 às 12h30) e Alcoutim (das 16h00 às 17h30), no dia 15.

O projeto «Internacionalizar + Algarve», promovido pela NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e pela Universidade do Algarve, tem como objetivo «potenciar o sucesso da internacionalização das PME localizadas nos territórios de baixa densidade do Algarve», em especial nos setores do turismo e lazer, mar e agroalimentar, para «reforçar a notoriedade internacional da marca Algarve».

Neste sentido, no âmbito deste projeto será feita uma avaliação do potencial exportador das empresas envolvidas e estimulado o surgimento de iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.

Os promotores explicam que o projeto pretende ainda «reforçar a notoriedade internacional da marca Algarve», bem como, no setor do turismo, «reforçar a criação de massa crítica para uma promoção conjunta de produtos complementares ou em desenvolvimento que permitam o atenuar da sazonalidade, contribuindo, por essa forma, para um Algarve mais qualificado, inovador e coeso, com um desenvolvimento suportado no acréscimo de competitividade das micro, pequenas e médias empresas e na criação de riqueza e de postos de trabalho qualificados».

O projeto, que teve a sua sessão de lançamento e abertura no passado dia 28 de Abril, entra agora na fase de operacionalização com a sua apresentação aos Municípios, Freguesias, Empresas e Associações de Desenvolvimento Local dos Territórios abrangidos, através de uma operação descentralizada pelos Municípios, para sensibilizar as empresas para a Internacionalização e identificar empresas com potencial de internacionalização. É neste âmbito que se enquadram as sessões marcadas para este mês de Junho.

Para se inscrever nas sessões, clique aqui.

Comentários

pub