Projeto «Gentes de Mar» lança roteiros e mapa dos fundos marinhos do Algarve

A edição de três roteiros sobre o Barlavento Algarvio – “Roteiros Subaquáticos”, “Roteiros Litorais” e ainda “Aldeias de Mar” -, […]

Gentes de MarA edição de três roteiros sobre o Barlavento Algarvio – “Roteiros Subaquáticos”, “Roteiros Litorais” e ainda “Aldeias de Mar” -, bem como a criação do PescaMap, para preservar e valorizar a identidade e as tradições da comunidade piscatória através da produção de um mapa dos fundos do Algarve, são algumas das novidades do seminário “Gentes de Mar”, que acaba de ser adiado para dia 8 de Julho, às 14h30, no Auditório do Museu de Portimão.

O seminário vai dar a conhecer o projeto da Agência de Desenvolvimento do Barlavento, com o mesmo nome, bem como a estratégia para a DLBC Costeira do Barlavento, o trabalho desenvolvido e os programas de financiamento e incentivos.

O projeto “Gentes de Mar” resulta de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Barlavento (ADB) e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), estrutura associada da Universidade do Algarve.

Visa «promover e valorizar o património cultural e natural da orla costeira» do Barlavento algarvio, incentivando à sua «preservação como forma de potenciar o turismo local de uma forma sustentável, implementando atividades de promoção e divulgação do território e dos seus produtos e projetando-os no contexto regional, nacional e europeu».

Serão apresentadas, em primeira mão, por Jorge Gonçalves, do CCMAR, e José Moura Bastos, da Agência do Desenvolvimento do Barlavento, algumas das atividades que se inserem neste projeto, nomeadamente as três publicações já referidas.

Os “Roteiros Subaquáticos”, “Roteiros Litorais” estão orientados para a biodiversidade marinha e costeira e para as atividades marítimo-turísticas, enquanto os das Aldeias de Mar pretendem «valorizar a essência cultural dessas aldeias, sobretudo as das comunidades piscatórias».

Por outro lado, no âmbito da sustentabilidade da zona costeira do Barlavento do Algarve, será também apresentado, por Jorge Gonçalves, do CCMAR, o projeto PescaMap, que se destina a produzir um mapa dos fundos do Algarve, com base na toponímia dos pescadores algarvios.

Este projeto pretende, ao mesmo tempo, promover uma pesca sustentada e sustentável, compatível com proteção e conservação do meio marinho, pela produção de mapas da biodiversidade do Algarve.

Neste momento de arranque de um novo ciclo de apoios comunitários às zonas costeiras, baseado numa Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), este Seminário irá também dar a conhecer a estratégia de DLBC costeira para o Barlavento, aprovada no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), os instrumentos de gestão, as verbas atribuídas e a tipologia de projetos candidatáveis, como apoio à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do sector da pesca e aquacultura, à criação e manutenção de emprego que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias.

Os Gestores do Programa Operacional MAR 2020 e do CRESC Algarve 2020 irão apresentar esses Programas Operacionais e falar sobre a aplicabilidade dos Fundos Comunitários disponíveis à Economia do Mar.

 

Comentários

pub