Portimão lança nova campanha para reutilizar e partilhar manuais escolares

“Dê um novo uso aos manuais escolares que já não utiliza” é o nome da campanha que a Câmara Municipal […]

Livros Escolares_PTM“Dê um novo uso aos manuais escolares que já não utiliza” é o nome da campanha que a Câmara Municipal de Portimão está a desenvolver novamente, para fomentar a recolha de manuais escolares e a sua reutilização por crianças e jovens estudantes.

A autarquia revela que, no ano passado, «o número de total de livros recebidos e partilhados nesta campanha foi de 5238 manuais».

A campanha apela à participação da população durante os meses de julho a setembro, e ao sentido de partilha e solidariedade social, diminuindo assim as despesas de aquisição destes manuais por parte dos agregados familiares e estimular as boas práticas de educação e promoção ambiental.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e o Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande estão a recolher livros escolares usados, para que sejam reutilizados por novos alunos, devendo os manuais ser entregues nos balcões de atendimento ao público destes locais porque “De mão em mão, tudo se ganha, nada se perde”.

A campanha tem como objetivo diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte dos encarregados de educação, que, com este projeto, irão ser ajudados a poupar dinheiro e recursos.

Esta campanha não é só confinada no quadro de apoio aos alunos carenciados, mas também deverá ser encarada como uma questão de dever social, de economia e de ambiente que respeita a todos.

A rede concelhia das bibliotecas escolares tem uma bolsa de manuais escolares, sendo prática habitual a receção de exemplares utilizados e ainda atualizados, reencaminhando-os para os alunos.

Os munícipes, que queiram dar uso a manuais escolares que já não utilizem, devem dirigir-se, sempre que possível, à Biblioteca da sua escola. Cada escola orientará os manuais recebidos para reutilização.

A Biblioteca Municipal e Polo de Leitura na Mexilhoeira Grande, como parceiros das Bibliotecas Escolares (Rede Concelhia de Bibliotecas), receberão também manuais escolares que serão disponibilizados para o público em geral (a partir do mês de julho), na Biblioteca Municipal em Portimão.

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes abre portas de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 19h00, enquanto aos sábados funciona das 14h00 às 19h00. No mês de agosto o horário é das 09h00 às 15h30. O Pólo de Leitura da Mexilhoeira Grande está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 – 12h30 e das 14h00 – 17h30 e encerra aos sábados.

Em agosto, o horário funcionará de segunda a sexta-feira das 9h30 às 15h30.

As informações complementares podem ser obtidas pelos seguintes contactos: telefone 282 480 470; email [email protected]; www.bmmtgomes.pt; https://www.facebook.com/BMMTGPortimao.

Comentários

pub