Polis: Obras no acesso à Praia de Faro ficam prontas «até sexta-feira, dia 24 de Junho»

As obras no acesso rodoviário à Praia de Faro vão estar concluídas antes do primeiro fim-de-semana de Verão, 25 e […]

Obras acesso Praia de Faro 14 de Junho_1As obras no acesso rodoviário à Praia de Faro vão estar concluídas antes do primeiro fim-de-semana de Verão, 25 e 26 de Junho, «ou seja, até sexta-feira, dia 24 de Junho». Esta é, pelo menos, a expetativa do presidente da Sociedade Polis Ria Formosa Sebastião Teixeira, avançada ao Sul Informação, baseada na previsão dada esta segunda-feira pelo empreiteiro da obra.

Um prazo em sintonia com o que o presidente da Câmara de Faro já havia avançado na passada semana, numa entrevista ao programa radiofónico Impressões do Sul Informação e da Rádio Universitária do Algarve RUA FM. O autarca disse também ter indicações, da parte dos responsáveis pela execução da obra, que a sua conclusão aconteceria na próxima semana.

Entretanto, Sebastião Teixeira explicou que esta segunda-feira começou a ser instalada o último módulo da 1ª passagem hidráulica que está a ser construída sob o acesso à Praia (próxima da curva do Aeroporto), trabalho que deverá estar concluído «até sexta-feira».

Logo a seguir, começará a ser feito o mesmo trabalho na 2ª passagem, a que fica mais próxima da ponte para a Ilha de Faro, assegurou o responsável máximo pela entidade dona da obra.

No local, esta terça-feira de manhã, foi possível confirmar que o módulo pré-fabricado da passagem hidráulica (a estrutura através da qual passa a água) já foi colocado. Há muitos homens e máquinas a trabalhar, em ambas as passagens e no passadiço.Obras acesso Praia de Faro 14 de Junho_6

As limitações no acesso, que já duram há meses, devem-se, essencialmente, à necessidade de colocar estas estruturas, que permitirão que a água da Ria Formosa circule de um lado para o outro do acesso.

Os problemas de trânsito problema, assegura o presidente da Polis Ria Formosa, serão atenuados já a partir do final desta semana, uma vez que deixará de existir um dos constrangimentos à circulação automóvel. Desta forma, passará a haver «apenas uma paragem». «De qualquer forma, o trânsito na ponte é sempre alternado», ilustrou.

 

Rogério Bacalhau também tem vindo «a acompanhar os trabalhos», apesar de a obra não ser da Câmara e teve a mesma indicação da parte do empreiteiro. «A partir de sexta-feira, a parte dos pontões deverá estar regularizada e, na semana seguinte, vão colocar o tapete final», disse, há cerca de uma semana, o edil farense.

Acabada esta intervenção, continuarão as de construção de um parque de estacionamento junto à chamada curva do Aeroporto e a de instalação de um passadiço pedonal e ciclável, em madeira, desde este parque até à ponte para a Praia de Faro.

Estas obras não estão tão avançadas, mas há a possibilidade «de abrir parte do parque de estacionamento antes». «Mas isso só fará sentido a partir do momento em que o passadiço esteja concluído, o que deverá acontecer no início de Julho», segundo Sebastião Teixeira.

Veja as fotos do andamento das obras:

(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)

 

Comentários

pub