Legado islâmico do Algarve volta a proporcionar «Noites d’Encanto» em Cacela Velha

Cacela Velha volta a encher-se dos sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo, em mais uma edição do evento «Noites […]

Noites d'Encanto em Cacela Velha_2Cacela Velha volta a encher-se dos sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo, em mais uma edição do evento «Noites d’Encanto», que vai animar a vila histórica de Vila Real de santo António de 14 a 17 de Julho.

Mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música vão ajudar os visitantes a reviver o legado islâmico do Algarve, sempre com o enquadramento da Ria Formosa.

Mais de 70 artesãos de diferentes culturas e credos irão mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ao vivo as suas artes.

Nesta edição, a música Gnawa, um dos principais géneros do folclore de Marrocos, que se carateriza pelo uso de cantos, danças e rituais sincréticos para atingir um estado de transe, estará em destaque nas ruas de Cacela Velha.

O multi-instrumentista Emilio Villalba irá apresentar diariamente, na igreja de Cacela Velha, um programa de músicas de Al-Andalus interpretadas com instrumentos históricos.

A programação também inclui sessões de dança tribal com fogo, um workshop de instrumentos de percussão do mundo árabe, um workshop de dança oriental, bem como a exposição «Mouras Encantadas», de Sofia Pinto Correia.

O Cemitério Antigo de Cacela Velha voltará a converter-se num salão de chá e de jogos de tabuleiro e a Casa do Pároco irá receber, nos dias 15 e 16 de Julho, às 19h30, duas conversas descontraídas sobre «Anda Mouro na Costa – A pirataria na costa algarvia», com o historiador Hugo Cavaco, e «Provérbios à roda do Mediterrâneo», com Rui e Marinela Soares.

A gastronomia terá o seu espaço, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab. Em paralelo, e pelo terceiro ano consecutivo, irá realizar-se o Concurso de fotografia «Momentos d`Encanto», no qual os visitantes irão tentar captar a foto que melhor defina o evento.

As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

Comentários

pub