Lambreta de street food é a novidade da Maria do Mar para o Verão

A lambreta de street food da Maria do Mar, a loja de conservas de Lagos e de Portimão, já fez […]

Maria do MarA lambreta de street food da Maria do Mar, a loja de conservas de Lagos e de Portimão, já fez a sua estreia oficial no Lota Cool Market, que decorreu em finais de Maio na zona ribeirinha portimonense.

O petisco servido é o cacete de cavala, na realidade um sanduíche de conserva de cavala, em cama de salada e num pão especial, em que o segredo é a frescura de tudo, mas também o molho, feito com maionese, alcaparras e outros ingredientes que não são revelados.

Os donos das duas lojas Maria do Mar – uma em Lagos, a mais antiga, a outra em Portimão – até querem ir mais longe com a sua lambreta de street food, já fizeram várias propostas, mas até agora têm esbarrado com a intransigência das entidades públicas.

Pedro Estorninho, um dos sócios da loja portimonense da Maria do Mar, revelou a Sul Informação que o investimento feito na motorizada adaptada à street food – e que até funciona toda, quando parada, à base de energia solar fotovoltaica – tinha como objetivo «fazermos venda ambulante, pura e dura, da nossa comida, em vários pontos do concelho de Portimão, como por exemplo à saída das praias, agora no Verão. Gostávamos que acreditassem na nossa ideia, que era acompanhar o movimento das pessoas, entre a praia e as zonas de maior concentração turística».

Maria do Mar 2Mas «a resposta que obtivemos da Câmara foi “não”! Disseram-nos que a Câmara está a acabar com a venda ambulante em alguns pontos e a tentar impor regras e que não iam agora dar-nos uma licença a nós. Como se uma carrinha de street food como a nossa, que acrescenta qualidade à oferta turística e gastronómica, fosse o mesmo que um vendedor de roupas ou bugigangas…», lamentou o empresário.

Não baixando os braços, Pedro Estorninho e os seus sócios Pedro Franco e Ana Costa Franco, propuseram instalar no Jardim Bivar, junto à zona ribeirinha e à Casa Inglesa, «três ou quatro carrinhas de street food, criando ali um local de animação. Propusemos até ter lá música ao vivo, de vez em quando». Além da Maria do Mar, estavam ligadas a esta ideia outras pequenas empresas de street food algarvias, como a «Em Pão Torrado», a «Fiesta Mex» e uma de crepes.

«O Jardim Bivar, neste momento, em especial à noite, é um local pouco recomendável em Portimão. E nós íamos povoá-lo, dar-lhe vida, afastando de lá os frequentadores indesejáveis. Por outro lado, íamos acrescentar à oferta de animação e de comidas daquela zona outras coisas, no âmbito da street food, como está a acontecer nas principais cidades e locais turísticos de toda a Europa, até de Lisboa e do Porto», salientou. Com o seu projeto, a ideia era «atrair pessoas novas à zona e devolver o jardim à população».

Pedro Estorninho defende que «nem íamos fazer concorrência aos negócios que já estão instalados ali ao lado, nomeadamente gelatarias e cafés, antes pelo contrário, iríamos acrescentar serviços. Não estamos a roubar negócio a ninguém, estamos a acrescentar».

«Para mais, no nosso caso, com os snacks da Maria do Mar, sempre à base das conservas de peixe, estaríamos a oferecer algo que tem a ver com a identidade de Portimão e com a Dieta Mediterrânica. Mas o vereador Pedro Xavier, que é responsável por esta área, e ao qual apresentámos o projeto, não o aceitou. É pena!»

Pedro Franco, o outro sócio e um dos fundadores da Maria do Mar, lamenta que «o investimento que fizemos, que é pago inteiramente por nós e que, a brincar a brincar, ficou nos 10 mil euros», corra agora o risco de não poder ser rentabilizado.

«Se não se faz nada, é porque não se faz. Se se faz alguma coisa, não nos deixam trabalhar», lamenta Pedro Estorninho. «A Maria do Mar já é uma referência, foi pioneira nas lojas dedicadas às conservas de peixe portuguesas no Algarve. Se nos deixarem trabalhar, podemos ir muito mais longe. Não queremos favores de ninguém, mas queremos alguma liberdade», acrescentou.

Perante a falta de recetividade às suas ideias em Portimão, a Maria do Mar já está a estudar a hipótese de ir para outros concelhos ou, quem sabe, sair do Algarve. Por cá, este Verão, quem gosta dos petiscos bem fresquinhos e 100% algarvios da Maria do Mar poderá encontrar a sua lambreta de street food em algumas das principais feiras e festivais em toda a região.

 

Comentários

pub