Julho, o mês em que a Lua oculta o focinho da constelação do Touro

O início e final deste mês, mais concretamente os dias 2 e 29, serão marcados pela passagem da Lua junto […]

Céu a sudoeste ao anoitecer de dia 17. Igualmente é visível a posição da Lua nas noites de dias 7,9, 12 e 15.
Céu a sudoeste ao anoitecer de dia 17. Igualmente é visível a posição da Lua nas noites de dias 7,9, 12 e 15.

O início e final deste mês, mais concretamente os dias 2 e 29, serão marcados pela passagem da Lua junto a Aldebarã, uma estrela gigante alaranjada que constitui um dos olhos da constelação do Touro.

Na primeira segunda-feira do mês (dia 4), terá lugar a Lua Nova. Neste mesmo dia, a Terra atinge o seu afélio, isto é, o ponto da sua órbita mais afastada do Sol.

Apesar disso, como nesta altura do ano o Hemisfério Norte se encontra voltado para o Sol, esta parte do globo recebe mais radiação solar do que o Hemisfério Sul, ou do que ele próprio recebia há seis meses. Assim por estes dias é verão em Portugal enquanto em países situados abaixo do equador é inverno.

Na noite de dia 7 para 8, a Lua situar-se-á ao pé de Régulo, o coração da constelação do Leão. Dois dias depois, ela já terá passado ao lado de Júpiter, que, por estes dias, encontra-se entre as constelações do Leão e da Virgem.

O quarto crescente terá lugar na madrugada de dia 12, muito perto da estrela Espiga, a estrela mais brilhante da constelação da Virgem. Quatro dias depois, a Lua já se terá chegado até junto de Saturno, o qual por estes dias se encontra entre as constelações do Escorpião e do Ofúco.

Não será possível observar Mercúrio e Vénus até ao meio do mês, por estes se encontrarem numa direção muito próxima da do Sol. Mas a partir desta altura começarão a apresentar-se como estrelas da tarde.

A Lua Cheia irá ocorrer no final do dia 19 e o quarto minguante ao início de dia 27.

Este quarto minguante coincide com o pico de atividade da chuva de estrelas Delta Aquáridas. Trata-se uma chuva de meteoros relativamente fraca da qual, mesmo em condições de observação ideais, não se devem esperar mais do que uma vintena de meteoros por hora.

Embora estes meteoros possam aparecer em qualquer direção, têm em comum o parecerem surgir de uma região do céu (o radiante) próxima da estrela Delta da constelação do Aquário, daí o seu nome.

A segunda passagem da Lua pela constelação do Touro trar-nos-á mais um evento astronómico. Desta vez, a Lua irá passar tão perto da estrela Gamma Tauri, o focinho da constelação do Touro, que chegará mesmo a ocultar este astro durante pouco mais de três minutos.

Esta ocultação apenas será visível em Portugal Continental, tendo início por volta das duas horas e cinquenta minutos da madrugada de dia 29 (o instante exato do início e final deste evento irá depender da localização de cada observador).

Finalmente, na madrugada de dia 30, teremos a oportunidade de vislumbrar Mercúrio ao pé de Régulo.

Boas observações!

 

Céu a Sul pelas zero horas de dia 28. É visível o radiante a chuva de estrelas delta Aquarídas e a posição da Lua nas madrugadas de dia 16 e 20.
Céu a Sul pelas zero horas de dia 28. É visível o radiante a chuva de estrelas delta Aquarídas e a posição da Lua nas madrugadas de dia 16 e 20.

 

Autor: Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Comentários

pub