Intervenção arqueológica no “Edifício Mabor” motiva tertúlia dos Amigos do Museu de Portimão

A intervenção arqueológica que decorreu no “Edifício Mabor”, situado na zona ribeirinha de Portimão, é o mote de mais uma […]

Edificio Mabor_arqueo_09A intervenção arqueológica que decorreu no “Edifício Mabor”, situado na zona ribeirinha de Portimão, é o mote de mais uma tertúlia do ciclo «Conversas com Portimão ao Fundo», marcada para dia 1 de Julho, às 18h30, no Museu de Portimão.

Esta tertúlia, que terá como tema «Evolução urbana da Zona Ribeirinha de Portimão», contará com a presença dos arqueólogos Sónia Ferreira e Paulo Botelho, que foram os responsáveis pela intervenção feita no chamado Edifício Mabor, que tem estado a ser alvo de obras profundas de reconstrução e reabilitação, num investimento Jessica.

Como o Sul Informação revelou, numa reportagem em Dezembro de 2014, os primeiros vestígios romanos descobertos na área da atual cidade de Portimão foram identificados durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra do chamado Edifício Mabor, na zona ribeirinha, junto à Casa Inglesa.

O arqueólogo Paulo Botelho, da empresa AES Arqueologia, em declarações ao nosso jornal, classificou então como uma «zona industrial de preparados de peixe», um conjunto de pelo menos cinco cetárias romanas, onde se produziria o famoso garum. Mas muito mais foi descoberto durante a intervenção e é sobre isso que os dois especialistas vão falar.

A tertúlia será complementada com uma visita às Oficinas de Conservação e Restauro do Museu de Portimão, «para um contacto mais direto com algumas peças provenientes daquele local», revela o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, que promove este ciclo de conversas, como sempre com entrada livre.

Comentários

pub