EN125: Obras entre Olhão e VRSA só começam em 2017

As obras de requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António devem começar no próximo ano. Esta […]

A nova Variante do Troto
A nova Variante do Troto

As obras de requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António devem começar no próximo ano. Esta foi uma das novidades trazidas pelo secretário de Estado das Infraestruturas ao Algarve, esta tarde, na inauguração da Variante ao Troto/São Lourenço.

Guilherme Oliveira Martins reiterou que as obras em curso na EN125, no troço entre Vila do Bispo e Olhão Poente, vão parar no final desta semana e até 31 de Agosto, mas que, «apesar da interrupção, a requalificação entre Vila do Bispo e Olhão estará totalmente concluída até final do ano».

Durante os meses de Julho e Agosto, Guilherme d’Oliveira Martins garante que, «nos troços que terão as obras interrompidas, serão asseguradas todas as condições de circulação e de segurança quer rodoviária, quer para os peões. O plano é reduzir, diria mesmo anular, o impacto das obras na circulação automóvel no Verão, no Algarve».

A nova Variante do Troto
Guilherme D’Oliveira Martins

Se estes prazos já tinham sido avançados, em relação à restante EN125, entre Olhão Nascente e VRSA, o governante trouxe novidades: «terminada esta fase das obras neste troço, estarão reunidas as condições para dar início aos projetos de concurso e requalificação do restante troço da EN125 e outras vias complexas».

Segundo o secretário de Estado das Infraestruturas, «contamos, no próximo ano, iniciar estas obras para garantir coerência na circulação».

Nesta fase, decorrem «negociações complexas com concessionárias, que envolvem sindicatos bancários e também o Tribunal de Contas», mas estas «têm decorrido com normalidade e contamos entregar o resultado e submeter a visto do Tribunal de Contas muito em breve» assegurou.

Sobre a Variante do Troto, que representou um investimento de quase 8 milhões de euros, Guilherme d’Oliveira Martins diz que esta estrada «representa um salto qualitativo assinalável na mobilidade quer no Município de Loulé, quer em toda a região algarvia. Esta variante vem contribuir de forma decisiva para quem se desloca entre Faro e o Barlavento».

As novidades trazidas pelo governante pecam por tardias segundo Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que também marcou presença na inauguração.

Para o autarca, estas intervenções são «urgentíssimas, estão até atrasadas, já ultrapassaram os cronogramas que nos foram dados inicialmente. Eu sempre disse não podia haver algarvios de primeira e de segunda. O que temos de fazer é olhar para requalificação total, para que todos os concelhos e toda a estrada possa ser requalificada», considerou.

 

 

 

Comentários

pub