Centro de Medicina e Reabilitação do Sul já tem mais dez profissionais de Saúde

Mais dez profissionais de saúde contratados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve já estão a desempenhar funções no […]

Centro de Medicina e Reabilitação do Sul_2Mais dez profissionais de saúde contratados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve já estão a desempenhar funções no Centro de Medicina e Reabilitação (CMR) do Sul, em São Brás de Alportel, desde o início deste mês de junho.

Esta contratação permitiu, segundo a ARS Algarve, reforçar a prestação de cuidados desta unidade de referência e assegurar o normal funcionamento da mesma durante o presente verão.

As recém-chegadas profissionais de saúde da ARS Algarve, designadamente, duas Fisioterapeutas, sete Enfermeiras, uma Terapeuta da fala e uma Psicóloga, «vêm desta forma garantir o alargamento dos cuidados de saúde e a oferta assistencial aos seus utentes, incluindo a reabertura de camas daquela instituição».

A enfermeira Ana Rita Simões, recém-chegada de Barcelos, assinou o contrato para o exercício de funções públicas no CMRSul, na ARS Algarve, na presença do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado, a 1 de junho.

Tendo passado o primeiro dia nas novas funções a conhecer o funcionamento do serviço e da instituição, já está a fazer trabalho efetivo, mostrando-se bastante otimista em relação a este novo passo profissional.

«Esta nova etapa vai ser um grande desafio. A reabilitação é uma área que me interessa muito», constata, destacando que foi «muito bem acolhida pelos colegas» de todas as áreas no Centro.

Com experiência profissional adquirida no Internamento num hospital privado na região algarvia, esta enfermeira aponta como a «principal diferença» encontrada no novo regime laboral no CMRSul, o trabalho interdisciplinar desenvolvido para «dar a conhecer as várias terapias existentes, indispensáveis face às necessidades individuais de cada doente» que permitem «alcançar os objetivos individuais estabelecidos» no sentido do doente «atingir autonomia».

Centro de Medicina e Reabilitação do Sul_1Destaca ainda a importância da «reflexão e análise sobre o comportamento de cada enfermeiro para com o doente» que «enaltece a sensibilidade e a capacidade de compreender todas as dificuldades encontradas nas atividades de vida».

Outra colega da carreira de enfermagem, a enfermeira Aida Regina Silva, já com duas semanas de integração na função pública no CMRSul, afirma que a «primeira semana foi a mais complicada com a aprendizagem e interiorização das rotinas, o medo do desconhecido e de poder falhar», sendo que com o «ambiente de trabalho positivo e a relação estabelecida entre os profissionais», a «integração tem sido positiva».

«Estou a viver esta nova fase com alguma intensidade pois é uma mudança radical tanto a nível profissional como pessoal e tem exigido dedicação e organização», comenta.

Trocando a vida em Lisboa para exercer a sua atividade profissional no Algarve, e com trabalho realizado também no estrangeiro, a terapeuta da fala Maria João Almeida, efetiva no CMRSul desde a primeira semana de junho, revela uma grande satisfação relativamente à possibilidade de viver esta nova experiência.

«Está a ser muito enriquecedora e desafiante em termos profissionais e pessoais», realça, destacando que a integração e o trabalho numa equipa interdisciplinar revela-se ser uma «grande e intensa aprendizagem» que favorece a «evolução profissional».

Já estabelecida na região algarvia após estágio no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais (Tocha) e trabalho desenvolvido numa clínica privada em Faro, a fisioterapeuta Catarina Pinto, mesmo tendo passado só uma semana no CMRSul, não podia estar mais contente. «Isto é uma área de que eu gosto», explica. «É muito bom trabalharmos em equipa interdisciplinar porque facilita o tratamento do doente. Devia haver mais centros como este».

Centro de Medicina e Reabilitação do Sul_3Por seu lado, a colega de fisioterapia Raquel Trindade veio de Elvas para São Brás de Alportel, embarcando desta forma para uma nova etapa na sua vida profissional. «As colegas ajudaram-nos com a rápida integração», revela. «Fomos muito bem recebidas e conseguimos sentir-nos integradas depois de uma semana. A vinda para cá está a superar as minhas expectativas».

Até ao final deste mês de junho, o CMRSul receberá ainda mais profissionais de saúde, colocados através do concurso da ARS Algarve.

Comentários

pub