Castro Marim já tem o EME, a sua incubadora de empresas

O novo Espaço Multifuncional de Empresas (EME) de Castro Marim, que funciona como uma incubadora de empresas, vai ser dinamizado […]

eme_assinatura do protocoloO novo Espaço Multifuncional de Empresas (EME) de Castro Marim, que funciona como uma incubadora de empresas, vai ser dinamizado pelo Município de Castro Marim, Associação Odiana, NERA/Associação Empresarial do Algarve e pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Entre as funções do EME constam a promoção de encontros diversos, atendimentos, contactos, assessoria, tudo para captar empresas e facilitar ao máximo os empresários do concelho.

A inauguração do EME e a assinatura do protocolo entre aquelas quatro entidades decorreu na sexta-feira, dia 24 de Junho, integradas na cerimónia do Dia do Município de Castro Marim.

A Incubadora do EME situa-se na Rua D. Maria Emília do Carmo Batista da Silva, em Castro Marim, e pretende «apoiar empreendedores no desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras em setores estratégicos e com potencial de crescimento».

Entre os demais objetivos constam a disponibilização de um espaço físico para incrementar o empreendedorismo, o desenvolvimento de atividades económicas, um estímulo à internacionalização das empresas e a criação de sinergias interregionais.

O papel da Odiana, associação de desenvolvimento que opera no Baixo Guadiana desde 1998, é o de interlocutora no apoio à dinamização do espaço.

«A Odiana, como importante agente económico do território, e face à experiência com o mundo empresarial e fundos comunitários na região, abraçou esta iniciativa que promove a empregabilidade, inovação e o empreendedorismo», explicou o diretor da associação, Valter Matias.

Entre as suas funções constam atendimentos sobre apoios, incentivos e o encaminhamento para as entidades locais e setoriais, desenvolver ações de formação à medida das necessidades dos empresários, e, por último, estabelecer contactos entre empregadores e empregados, através do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da entidade.

O EME é um projeto do Município de Castro Marim integrado no projeto PIDETRANS.

Comentários

pub