Caracol volta a ser “rei” em Castro Marim de 1 a 3 de Julho

O Festival Internacional do Caracol volta a animar Castro Marim entre 1 e 3 de Julho, na Colina do Revelim de […]

caracol_cartazO Festival Internacional do Caracol volta a animar Castro Marim entre 1 e 3 de Julho, na Colina do Revelim de St. António. Para além das receitas algarvias e nacionais de caracóis, também as cozinhas espanhola, francesa e marroquina vão marcar presença no evento com as suas formas de cozinhar este petisco.

Para além da gastronomia, o festival «soma um rico e diversificado cartaz cultural e musical e muita doçaria regional, além da deslumbrante e privilegiada vista que o Revelim de St. António oferece sobre o território, nomeadamente para o rio Guadiana e para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António», diz a Câmara de Castro Marim.

Na sexta-feira, dia 1, é apresentada no festival a peça de teatro “O Caracol Apaixonado”, pela teatroteca do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, inspirada pelo livro, com o mesmo nome, do escritor Sérgio Mendes e ilustrador Elias Gato, vencedores do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

A autarquia castromarinense explica que Elias Gato, «também autor do cartaz que promove este ano o evento, cresceu em Castro Marim, onde cedo descobriu o gosto pela ilustração e o cartoon. Esta paixão fê-lo prosseguir os estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Pintura, e depois no Instituto de Educação, onde se tronou professor de Artes Visuais».

Também para sexta-feira, estão marcados concertos com a “Estudantina Universitária de Coimbra” (19h00), António Caixeiro e as “modas” do Cante Alentejano (20h30) e, por último, a Banda Musical Castromarinense (22h30).

No segundo dia, 2 de Julho, sobem a palco os “Flor de Sal” (20h30), duo composto por Zé Francisco e Ana Figueiras. Segundo a Câmara de Castro Marim, a «sua música traz-nos uma interpretação fresca e inspiradora, não só da música de cariz tradicional portuguesa, mas também da miscelânea de sabores que resulta na fusão entre diferentes géneros de músicas do Mundo».

Para as 22h00, está marcado o concerto da cantora espanhola “Martirio” «uma das intérpretes mais originais do panorama musical espanhol nos anos 80, hoje com um rico reportório musical, do qual fazem parte êxitos como “Sevillanas de los bloques (Estoy atacá)».

No domingo, dia 3 de Julho, a animação de rua estará a cargo do grupo “Us Sai de Gatas” (18h30), ficando o grupo “Boémia” (21h30) com o encerramento de mais uma edição do Festival Internacional do Caracol, «numa atuação que traz a evolução natural da música popular portuguesa e o reflexo de um conjunto de influências, tais como Fausto Bordalo Dias, Zeca Afonso, Chico Buarque, entre outros», explica a autarquia castromarinense.

«Afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas é o grande objetivo da autarquia com a realização do Festival Internacional do Caracol», conclui o Município.

Comentários

pub